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Os ex-lefebvristas ganham isenção das restrições à Missa Antiga

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23 Fevereiro 2022


Francisco permitiu que a Fraternidade Sacerdotal de São Pedro continue celebrando exclusivamente em Rito Tridentino, isentando-os do decreto de julho de 2021 que restringia o uso da liturgia pré-Vaticano II.

 

A reportagem é de Xavier Le Normand, publicada por La Croix, 22-02-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

O Papa Francisco decretou que a Fraternidade Sacerdotal de São Pedro (FSSP), um grupo de tradicionalistas católicos que originam de uma parte do cismático movimento lefebrvistas, podem continuar a celebrar missas e outros sacramentos de acordo com o Rito Tridentino.

O decreto, o qual foi assinado por Francisco em 11 de fevereiro e apareceu no site da FSSP esta semana, constitui uma isenção do “motu proprio” publicado pelo papa no último mês de julho para restringir o uso da liturgia pré-Vaticano II.

O padre Benedict Paul-Joseph, superior do distrito francês da Fraternidade, chamou o novo decreto de “grande alívio”.

O decreto diz que os membros da FSSP têm “a faculdade para celebrar o sacrifício da Missa, e conduzir os sacramentos e outros ritos sagrados, assim como para realizar a Liturgia das Horas, de acordo com as edições típicas dos livros litúrgicos, conforme o Missal, o Cerimonial, o Pontificial e o Breviário Romanos vigentes em 1962”.

Isso significa que os padres da FSSP podem continuar seguindo a liturgia pré-conciliar “em suas próprias igrejas ou oratórios” e para “missas privadas”.

Eles podem também celebrar os sacramentos de acordo com a fórmula tridentina usada antes das reformas litúrgicas decorrentes do Concílio Vaticano II (1962-65).

Em todos os outros casos, eles necessitarão obter autorização do bispo local.

 

“Nós temos nosso lugar na Igreja”

 

Com efeito, o novo decreto constitui uma isenção do Traditionis Custodes, que foi emitido em julho passado.

O padre Paul-Joseph disse ao La Croix que se este “motu proprio” tivesse sido aplicado ao FSSP, “teria sido uma negação pura e simples do que somos, e teria sido difícil imaginar a continuação de nossa existência”.

Ele disse que, com este decreto, “o Santo Padre considera que temos nosso lugar na Igreja como somos, contribuindo com o que podemos”.

O decreto veio depois que o padre Paul-Joseph e o padre Vincent Ribeton, reitor do seminário histórico da fraternidade, viajaram a Roma em 4 de fevereiro para se encontrar com Francisco.

Durante a reunião, o papa garantiu aos padres que os institutos criados especificamente para celebrações segundo a liturgia tridentina não foram afetados por Traditionis Custodes – o que significa que mais isenções poderiam ser concedidas.

 

Uma “politização” da liturgia tridentina

 

Francisco explicou que os padres claramente visados pelo “motu proprio” – principalmente no continente americano – são aqueles que “aproveitam” a liturgia pré-conciliar para “manifestar sua oposição”, assim “politizando” essa forma litúrgica.

Esses esclarecimentos completam a carta aos bispos que o papa publicou ao lado da Traditionis Custodes, na qual deplorava o fato de que a liturgia tridentina pudesse ser “explorada para ampliar as lacunas, reforçar as divergências e incentivar as divergências que prejudicam a Igreja, bloqueiam seu caminho, e expô-la ao perigo da divisão”.

A Fraternidade Sacerdotal de São Pedro foi erigida em 1988 por vários membros da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X (FSSPX) que decidiram não seguir seu fundador e superior, o arcebispo Marcel Lefebvre, no cisma.

Lefebvre (1905-1991) foi excomungado automaticamente em junho daquele ano, quando ele e outro prelado consagraram quatro novos bispos sem mandato papal.

O papa João Paulo II possibilitou que os padres lefebvristas permanecessem em comunhão com Roma quando emitiu o motu proprio Ecclesia Dei Adflicta, que exigia que fossem tomadas “as medidas necessárias para garantir o respeito às suas legítimas aspirações”.

Embora Traditionis Custodes parecia voltar atrás nessas garantias, o decreto de Francisco parece tê-las restabelecido – pelo menos para a FSSP.

 

Leia mais

 

  • Os limites do motu proprio Traditionis custodes. Artigo de Massimo Faggioli
  • Traditionis Custodes: algumas questões em torno da sua recepção. Artigo de Márcio Pimentel
  • Traditionis Custodes: Vetus ordo x Novus Ordo?
  • Por trás das palavras, o Espírito (Ressonâncias pessoais ao Motu Proprio: Traditionis custodes)
  • Traditionis custodes: o papa se contradiz?
  • Críticas à restrição da missa em latim são a-históricas e desgastadas. Artigo de Massimo Faggioli
  • O sagrado é imutável? O suposto princípio que o cardeal Sarah aprendeu com Ratzinger. Artigo de Andrea Grillo
  • Liturgia: 'ars celebrandi' não 'restaurandi'
  • O Concílio “sob tutela”? O paternalismo ritual como sintoma. Artigo de Andrea Grillo
  • A reforma litúrgica e seus opositores: uma resposta ao abade Pateau. Artigo de Andrea Grillo
  • Uso para promover, não abuso para criar empecilhos: a virada litúrgica do Vaticano II. Artigo de Andrea Grillo
  • Restringindo a Missa Antiga: “A Igreja não é um arquipélago”
  • Missa em latim: o rito transformado em ideologia
  • Reino Unido. Enquanto paróquias abandonam o rito antigo, católicos migram para grupos de Missa em latim
  • Papa Francisco e Hans Urs von Balthasar concordam: o antigo rito deve ser extinto
  • Paz litúrgica: para superar o estado de exceção. Artigo de Andrea Grillo

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