• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Abusos na Igreja da Alemanha: entre verificação e exemplaridade

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

16 Agosto 2021

 

O resultado da visita apostólica realizada em junho pelo cardeal Arborelius, bispo de Estocolmo, e por Dom van den Hende, bispo de Rotterdam, à Diocese de Colônia, foi enviado à Santa Sé.

O comentário é do teólogo e padre italiano Marcello Neri, professor da Universidade de Flensburg, na Alemanha, em artigo publicado em Settimana News, 13-08-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Agora, espera-se uma decisão do papa, especialmente no que diz respeito ao pessoal eclesiástico diretamente envolvido no relatório jurídico sobre a gestão dos casos de abuso na maior diocese alemã (em particular, Dom Heße, bispo de Hamburgo, que apresentou sua renúncia ao papa, cuja aceitação foi temporariamente suspensa por Francisco, e o bispo auxiliar de Colônia, Dom Schwaderlapp – ambos suspensos do exercício do ministério).

Em breve, espera-se a publicação da pesquisa encomendada pela Diocese de Munique, no contexto da renúncia apresentada pelo bispo local, o cardeal Marx, rejeitada pelo Papa Francisco. Além da equipe atualmente no cargo, em Munique ou em outros lugares na Igreja alemã, o relatório sobre a Diocese de Munique também abrange o breve período de ministério episcopal exercido por Ratzinger lá.

A esse respeito, já surgiu pelo menos um caso que dá a entender algumas falhas nos deveres de ofício por parte do papa emérito. Mas, para se ter um quadro mais detalhado, preciso e objetivo, será preciso aguardar a publicação completa da investigação que já chegou ao seu término.

Em uma recente entrevista com o padre jesuíta K. Mertes, que há 11 anos foi quem levantou, a partir de dentro, o véu da omissão sobre os casos de abusos na Alemanha, com uma carta enviada aos ex-estudantes de Canisius-Kolleg, de Berlim, afirmou que é importante separar a questão da gestão e elaboração dos casos de abuso sexual na Igreja da gestão que diz respeito à política eclesiástica:

“Há muitas vítimas para as quais é totalmente indiferente se a Igreja deve tirar ou não a obrigação do celibato para o exercício do ministério ordenado. Questões como essas não são aquilo que importa para elas. Trata-se, em vez disso, de lançar luz sobre os fatos, da indenização, de um apoio efetivo e talvez – mais uma vez – da prevenção, porque é importante que coisas desse tipo não se repitam.”

Outro aspecto importante, sublinhado por Mertes, diz respeito à relação e à comunicação com as vítimas – aqui são necessárias mudanças estruturais e culturais na Igreja para torná-la uma comunidade mais sensível, capaz de escuta.

Isso sobretudo levando em conta que, devido ao quadro constitucional e jurídico alemão, a Igreja Católica é chamada a ser um dos atores protagonistas naquilo que se refere à investigação de arquivo e a todo o processo que envolve a denúncia tanto de casos de violência quanto do modo como eles foram geridos.

A situação é diferente em relação aos países anglo-saxões, onde os promotores podem impor a entrega dos arquivos eclesiásticos aos juízes responsáveis – o que também pode ser um alívio enorme para a própria Igreja, como expressou recentemente o bispo de Belfast.

Mertes também lembrou que a questão dos abusos e das violências não diz respeito apenas à Igreja, mas a toda a sociedade e a todo o tecido das relações humanas. Isso não para justificar, mas para conscientizar de que existem muitos setores da vivência social que ainda escapam de um processo de esclarecimento, investigação e responsabilidade civil e penal a esse respeito (em particular o esporte e as escolas).

“Tratando-se de um problema geral, acho que a Igreja está prestando um bom serviço à sociedade no momento em que assumiu a tarefa de trazer à tona os casos de abuso no seu interior. Neste momento, a Igreja alemã também tem uma boa reputação, uma espécie de exemplaridade na sociedade, e não apenas uma má reputação (...). Quem assume tal questão na Alemanha sabe muito bem que, nesse meio tempo, pode encontrar na Igreja o parceiro mais forte e adequado.”

 

Leia mais

  • O atormentado caminho da Igreja alemã
  • Uma solução “à chilena” para a Igreja alemã. Bispos planejam uma renúncia coletiva?
  • A Igreja na Alemanha não trilhará “caminhos especiais”, afirma presidente da Conferência Episcopal dos Bispos Alemães
  • Alemanha. Visita surpresa do presidente do episcopado ao Papa Francisco, que o anima a continuar o Caminho Sinodal
  • Renúncia do cardeal Marx, rejeitada pelo papa, revigora a reforma da Igreja
  • Papa rejeita a renúncia de Marx: “Toda a Igreja está em crise devido aos abusos”
  • Marx e a Igreja alemã. Artigo de Marcello Neri
  • Alemanha. Os denunciantes do arcebispo de Colônia estão esperançados depois de se reunir com equipe investigativa do Vaticano
  • Uma Igreja em crise. Entrevista com Georg Bätzing, presidente dos bispos alemães
  • Explicando: o cardeal Marx não foi acusado de abuso sexual ou encobrimento. Então, por que ele renunciou?
  • A crise de abusos e o horizonte elusivo de uma Igreja penitente. Artigo de Massimo Faggioli
  • Cardeal Marx. “Um gesto corajoso, mas com o Papa há plena sintonia”. Entrevista com Hans Zollner
  • Abusos sexuais: bispos e especialistas elogiam o reconhecimento de “falhas institucionais”
  • O manifesto do cardeal Marx. Artigo de Massimo Faggioli
  • “Estamos num ponto morto”. O “fracasso sistêmico” da Igreja diante da “catástrofe dos abusos sexuais”. Íntegra da carta de renúncia do cardeal Marx
  • Alemanha: Colônia, prevista a visita do cardeal Arborelius e do bispo van den Hende para a arquidiocese por mandato do Papa
  • Alemanha. Arquidiocese de Colônia sob investigação do Vaticano
  • Credibilidade da Igreja Católica: algo anda mal no arcebispado de Colônia
  • Alemanha escolhe o Caminho Sinodal – mas não é um passo para o cisma. Artigo de Massimo Faggioli
  • A Igreja e os abusos sexuais sob a ótica dos arquétipos culturais

Notícias relacionadas

  • Especialista em proteção sexual infantil do Papa, Pe. Hans Zollner fala sobre o combate ao “mal”

    O padre jesuíta Hans Zollner, presidente do Centro de Proteção à Criança da Pontifícia Universidade Gregoriana e membro da[...]

    LER MAIS
  • “Não é preocupação minha” se a Igreja se recupera ou não da crise dos abusos, diz Hans Zollner

    Segundo o padre Hans Zollner, em sua conta no Twitter, choveu muito em Fiji, nos últimos dias, observação que poderia ter sido [...]

    LER MAIS
  • Pela primeira vez cônjuges gays casam-se em igreja protestante alemã

    Pela primeira vez, um casal homoafetivo pôde ter um casamento completo em uma igreja protestante. A cerimônia ocorreu em Berlim-[...]

    LER MAIS
  • O que o clero está ouvindo de Francisco: “Presença, misericórdia e serviço”

    "Em primeiro lugar, a palavra mais comum que ouvi foi esta: “Presença”. Eles acham que o papa não quer que o clero seja um c[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados