Alemanha. Provincial franciscano pede pela ordenação de mulheres

Foto: Reprodução | YouTube

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

09 Agosto 2021

 

A principal autoridade franciscana na Alemanha, o frei Cornelius Bohl, pediu por reformas na Igreja Católica.

“Eu posso imaginar e seria a favor de abrir o sacerdócio às mulheres no futuro”, falou Bohl, provincial da Província Alemã da Ordem dos Frades Menores, ao jornal Fuldaer Zeitung.

A reportagem é de KNA, publicada em inglês por National Catholic Reporter, 04-08-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Bohl, de 59 anos, falou que, no entanto, “ele não acha que isso ocorrerá tão cedo”, pois mais reflexões precisam ser feitas sobre isso. “As mulheres necessitam ser mais presentes e envolvidas igualmente”, disse. Há muitas mulheres na ordem franciscana que trabalham junto com os freis franciscanos em muitos locais, disse ele.

Sobre o futuro das ordens religiosas na Alemanha, Bohl afirmou: “Nós estamos vivendo em uma era na qual os mosteiros estão morrendo”. Quase todas as ordens religiosas foram afetadas. Os franciscanos atualmente têm 28 locais na Alemanha. “A longo prazo, sobrarão talvez 10 casas na Alemanha”.

Está se tornando mais difícil para os jovens se comprometerem permanentemente com um “projeto de vida” como o de entrar em uma ordem religiosa, disse Bohl. “Isso é devido à situação de mudança social, mas certamente também à crise que a Igreja está vivendo hoje”, afirmou Bohl.

Os franciscanos estão na Alemanha há 800 anos.

 

Leia mais