• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Dinâmica demográfica: nascimentos e óbitos em São Paulo. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Mais Lidos

  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"

    LER MAIS
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi

    LER MAIS
  • Prevost, o Papa 'peruano': missionário e político

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

21 Julho 2021

 

"Muitas pessoas vão lamentar o passado e estranhar o novo padrão demográfico", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia pela CEDEPLAR-UFMG, em artigo publicado por EcoDebate, 20-07-2021.

 

Eis o artigo.

 

O estado de São Paulo, entre todas as Unidades da Federação, teve o maior crescimento populacional absoluto no século XX pois tinha uma população de 2,3 milhões de habitantes em 1900 e passou para 37 milhões em 2000 (um crescimento de mais de 16 vezes em 100 anos) e chegou a 44,8 milhões de habitantes em 2021, segundo a Fundação SEADE.

Todavia, este alto crescimento demográfico está com os dias contatos, segundo as projeções do IBGE. O gráfico abaixo mostra que o número anual de nascimentos paulistas estava em 600 mil em 2010, subiu para 637 mil em 2015, caiu para 603 mil em decorrência da epidemia da Zika e voltou a subir em 2017 para 617 mil. Nota-se que a recuperação de 2017 não voltou ao patamar de 2015 e que a partir de 2017 o número de nascimentos iniciou uma trajetória de queda contínua. Já o número de óbitos tem uma tendência continuada de alta devido ao processo de envelhecimento populacional.

Pela projeção do IBGE as duas curvas irão se encontrar em 2046, com números de nascimentos e óbitos em torno de 510 mil. A partir daí as curvas se invertem e o estado de São Paulo iniciará um processo de decrescimento populacional estrutural no restante do século. A estimativa é que haverá 465 mil nascimentos e 638 óbitos em 2060, com redução vegetativa de 173 mil pessoas.

 

Foto: EcoDebate | Reprodução

 

Contudo, a pandemia da covid-19 provocou alterações conjunturais que não alteram o rumo geral da transição demográfica paulista, mas que pode antecipar alguns números da tendência estrutural. Os números da pandemia mostram que o estado de São Paulo já registrou quase 4 milhões de pessoas infectadas e mais de 130 mil mortes. Além disto houve uma redução do número de nascimentos, pois muitas mulheres e casais adiaram suas decisões reprodutivas em função da gravidade do quadro pandêmico.

Desta forma, enquanto as projeções do IBGE, para o primeiro semestre de 2021, indicavam 300.301 nascimentos e 144.595 óbitos (crescimento vegetativo de 155.706 pessoas), os registros do Portal da Transparência do Registro Civil registraram 277.019 nascimentos e 248.624 óbitos, um crescimento vegetativo de somente 28.395 pessoas. Portanto, o crescimento populacional foi reduzido em mais de 5 vezes em relação ao projetado pelo IBGE antes da pandemia.

Com o fim da pandemia haverá, provavelmente, redução dos óbitos e aumento dos nascimentos, mas dentro do marco das projeções do IBGE. Ou seja, o período de crescimento populacional contínuo do estado de São Paulo vai ficar para trás.

Nas próximas duas décadas São Paulo vai continuar tendo aumento da população, mas em ritmo cada vez mais lento. Com menores taxas de fecundidade, a base da pirâmide etária vai diminuir e haverá um aumento do envelhecimento populacional.

Assim, em algum momento da década de 2040 o estado de São Paulo vai começar um contínuo e persistente processo de decrescimento demográfico.

Esta nova realidade parece ser inexorável mesmo na hipótese de aumento do fluxo imigratório. Evidentemente, muitas pessoas vão lamentar o passado e estranhar o novo padrão demográfico. Todavia, não adianta querer contrariar as opções das pessoas e a nova realidade demoeconômica, mas sim defender políticas públicas que garantam o bem-estar social e ambiental diante de um novo cenário que deverá preponderar nos próximos séculos. Daqui para a frente as histórias de São Paulo e do Brasil serão marcadas por “outros quinhentos”.

 

Referências:

ALVES, JED. Óbitos podem superar os nascimentos no Brasil pandêmico, Ecodebate, 05/04/21
https://www.ecodebate.com.br/2021/04/05/obitos-podem-superar-os-nascimentos-no-brasil-pandemico/

ALVES, JED. População e transição demográfica no Brasil: 1800-2100, Ecodebate, 07/07/21
https://www.ecodebate.com.br/2021/07/07/populacao-e-transicao-demografica-no-brasil-1800-2100/

ALVES, JED; CAMARANO, AA. Tendências demográficas e pandemia de covid-19, Webinário IPEA, 23/06/2021 https://www.youtube.com/watch?v=Bzog2U-zBo0

ALVES, JED. Três séculos de população no Brasil e os três bônus demográficos, Apresentação Webinário IPEA, 23/06/2021
https://drive.google.com/file/d/1JQW9TcZi3DFFfvEuIM1C78jQIxHLInVn/view

 

Leia mais

  • População e transição demográfica no Brasil: 1800-2100
  • O bônus demográfico feminino e a crise do mercado de trabalho: um debate revisitado. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Pandemia, decrescimento demográfico e 3º bônus demográfico no Japão. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • IBGE preparado para o censo demográfico em 2021. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Fluxo intergeracional, Bônus demográfico e Poupança. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • O desperdício da força de trabalho e a perda do bônus demográfico no Brasil. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Peru: maior proporção de casos e óbitos da covid-19 pela dimensão demográfica. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • As projeções demográficas e o futuro da população mundial
  • O perfil demográfico do Brasil até 2100 e os desafios da covid-19. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • A dinâmica demográfica importa no crescimento econômico e na degradação ambiental

Notícias relacionadas

  • São Paulo: uma metrópole mundial, altamente desigual e com múltiplas disputas sobre o seu futuro. Entrevista especial com Daniel Hirata

    LER MAIS
  • Os astrônomos e a epifania. Magos ou pastores? Artigo de Guy Consolmagno

    LER MAIS
  • Frases do dia

    Traída “Cometi muitos erros, inclusive não perceber que iria ser traída do jeito que fui. São imensos os meus erros, mas ta[...]

    LER MAIS
  • Indígenas de São Paulo, acossados por todos os lados

    É na casa de reza da Tekoa Ytu, no Jaraguá, que índios guarani no menor território indígena do Brasil conseguem vivenciar a [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados