• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Igreja deve reconstruir a confiança em meio à crise de abusos”, afirma primaz da Polônia

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

08 Julho 2020

A Igreja Católica somente poderá reconstruir a confiança na gestão dos abusos clericais “assumindo a responsabilidade e esclarecendo todos os crimes e omissões”, disse o primaz da Polônia, na segunda-feira.

A reportagem é publicada por CNA Staff, 06-07-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Em uma declaração emitida em 6 de julho, o arcebispo Wojciech Polak observou as medidas que os bispos poloneses tomaram em resposta a uma crescente crise de abuso no país.

“Estou convencido de que somente mantendo a verdade e assumindo a responsabilidade de esclarecer todos os crimes e omissões, reconstruiremos nossa credibilidade e confiança na Igreja na Polônia”, disse ele.

Polak é o delegado dos bispos poloneses para a proteção de crianças e jovens. Como arcebispo metropolitano de Gniezno, a sede primaz polonesa, ele é o primaz da Polônia.

Seus comentários foram feitos uma semana depois que mais de 600 pessoas publicaram uma página inteira no jornal italiano La Repubblica, instando o Papa a intervir na crescente crise de abuso no país.

Um porta-voz do Vaticano disse que o papa Francisco havia sido informado do apelo e estava orando por aqueles que o enviaram.

A Igreja na Polônia enfrenta intensa investigação sobre seu tratamento de alegações de abuso desde a circulação do documentário, Tell No One, com quase 24 milhões de visualizações no Youtube, lançado no ano passado.

Em 2019, a conferência dos bispos poloneses emitiu um relatório que concluiu que 382 clérigos abusaram sexualmente de um total de 624 vítimas entre 1990 e 2018.

Polak lembrou que a conferência dos bispos poloneses havia indicado o padre jesuíta Adam Żak como coordenador para a proteção de crianças e jovens em 2013.

Żak supervisionou o estabelecimento de um centro de proteção à criança na Academia Ignatianum em Cracóvia, que treinou 6 mil pessoas, incluindo padres e religiosos, nos últimos seis anos.

O primaz da Polônia também destacou a criação em 2019 por católicos leigos de uma linha de apoio, conhecida como “Feridos na Igreja”, para apoiar o sistema oficial de denúncia de abusos da Igreja.

Ele disse que as diretrizes de salvaguarda dos bispos poloneses estavam em conformidade com as normas da Santa Sé e da lei polonesa e recebeu elogios do arcebispo Charles Scicluna, uma das principais figuras da batalha contra abusos clericais.

“Ele avaliou os documentos e diretrizes da conferência dos bispos poloneses como muito bons; mas o que conta é a aplicação deles que, em alguns casos, funciona mal”, disse Polak em seu comunicado, divulgado pela Assessoria de Imprensa da Conferência Episcopal Polonesa.

O arcebispo demarcou que denunciou um colega bispo, Edward Janiak, de Kalisz, ao Vaticano sob a lei promulgada pelo papa em junho de 2019 no motu proprio Vos estis lux mundi.

Ele disse que deu o passo depois de assistir ao documentário Hide and Seek, dos irmãos Marek e Tomasz Sekielski. Na sequência de Tell No One, eles alegaram que Janiak havia falhado em agir contra um padre acusado de abuso. O bispo negou as acusações.

“Depois de assistir ao filme, não pude permanecer em silêncio ou ficar sem ação diante dos fatos apresentados”, disse Polak.

No mês passado, o papa Francisco nomeou um administrador apostólico para cuidar da diocese de Janiak enquanto uma investigação sobre as ações do bispo estiver sendo realizada.

“A denúncia não resolve a culpa e dá ao bispo Edward Janiak uma chance real de apresentar argumentos em sua defesa no contexto de um processo canônico. Julgar o caso é de competência exclusiva da Santa Sé”, explicou o primaz polonês.

Polak saudou a criação no ano passado da Fundação St. Joseph, que busca apoiar sobreviventes de abusos e proteger menores de idade dentro da Igreja na Polônia.

“O estabelecimento da Fundação é uma expressão de solidariedade da Igreja na Polônia com as vítimas”, disse ele.

O arcebispo reconheceu que, apesar dos progressos no combate ao abuso, a confiança nas autoridades da Igreja havia sido abalada pela crise. Uma pesquisa realizada em janeiro, realizada pelo instituto de pesquisa IBRiS, descobriu que a confiança na Igreja havia caído 13 pontos percentuais em relação a 2017, para 39,5%.

“Devemos admitir honestamente que, apesar das ações tomadas na Polônia, precisamos trabalhar constantemente para mudar nossa mentalidade. Ainda nesta área, há muito a ser feito”, disse ele.

“Também devemos admitir honestamente que a lei em vigor na Igreja não é respeitada em todos os lugares e nem todas as vítimas recebem a ajuda que precisam. Garantir a segurança de crianças e jovens na Igreja ainda é um desafio para nós”.

Leia mais

  • O Papa aos poloneses: “Os padres pedófilos serão punidos”
  • Apelo chocante da Polônia ao papa: exponha os bispos que encobriram os padres pedófilos
  • Diocese polonesa é investigada por encobrimento de abusos
  • Polônia. Bispos estão mudando de atitude na luta contra a pedofilia
  • São João Paulo II é homenageado enquanto a Polônia convive com novas acusações de abuso
  • Novo documentário expõe encobrimento de abusos na Polônia
  • Polônia. Abusos. A Igreja entre "mea culpa" e polêmicas. Em junho chega Scicluna
  • Polônia. Filme sobre pedofilia põe vítimas e padres frente a frente
  • Polônia. Vítimas desafiam a poderosa Igreja polonesa e elaboram um mapa com mais de 250 casos de abusos sexuais
  • Como o abuso sexual, o encobrimento também deve ser denunciado. Novas regras antiabuso são um grande passo dado pelo Vaticano
  • Um novo importante documento do Papa Francisco sobre a luta contra os abusos está para ser publicado

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Bispo é preso entre manifestantes que tentavam ocupar uma igreja em Nova York

    A três meses do início de seus protestos contra o sistema financeiro norte-americano, centenas de manifestantes saíram às ru[...]

    LER MAIS
  • @Pontifex e os sacros tuítes: As redes sociais digitais segundo Bento XVI

    A mensagem de Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais lança os desafios do papa à própria Igreja com rela[...]

    LER MAIS
  • ''A fé pode dar à razão a coragem de pensar''

    O desafio para a filosofia atual é ter mais audácia. É preciso não se deter na superfície. É preciso colocar os problemas fu[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados