• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

França: Cardeal Barbarin absolvido

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

31 Janeiro 2020

“Acusar um homem não significa defender uma causa, é apenas acusar um homem. E este homem é inocente." Assim, o advogado de defesa do cardeal Philippe Barbarin, arcebispo de Lyon (França) encerrou seu discurso perante o tribunal de apelação de Lyon, que devia confirmar ou não uma sentença de seis meses com condicional pela acusação de não denunciar um padre agressor, Bernard Preynat.

A reportagem é de Gabriele Passerini, publicada por Settimana News, 30-01-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

A sentença de absolvição de hoje, no final do processo de apelação, tem um significado jurídico evidente no que diz respeito à interpretação do crime de "falta de denúncia". Tem um peso na consciência eclesial, perturbada pelo tema dos abusos e dividida sobre o comportamento do cardeal. Tem um impacto na opinião pública após anos de informações que despejavam sobre o cardeal de Lyon todo o peso do atraso da Igreja institucional a esse respeito.

É também uma resposta à vontade persistente das associações de vítimas de ver reconhecidas suas boas razões, mesmo além do caso individual.

Humildade e reconhecimento

As vítimas e suas associações obtiveram que a opinião pública e eclesial tomasse consciência do problema e das violências. É um mérito amplamente reconhecido.

No discurso final da última assembleia episcopal em Lourdes (5 a 10 de novembro de 2019), o presidente, Mons. Eric de Moulin-Beaufort, arcebispo de Reims, disse: "Entendemos que as vítimas não pedem compaixão, nem compensação por seu sofrimento. Elas pedem a verdade. O que elas nos relatam nos fez entender isso: elas sofreram e, muitas vezes, ainda sofrem com os atos que sofreram, mas também com os silêncios, as cegueiras, os obscurecimentos, às vezes voluntário, de muitos ao seu redor, incluindo a esfera eclesial e as autoridades da Igreja. Comprometemo-nos a retomar os contatos, cada um com as vítimas que conhecemos, a manifestar-lhes concretamente que reconhecemos a dupla causa de seu sofrimento (...). Estamos cientes de que nenhuma providência pode recuperar o que aconteceu. Nem aplainar o que foi vivenciado. Pedimos humildemente tentar renovar a relação”.

Por parte da Igreja, não haverá nenhum uso da sentença contra as vítimas, nenhuma tentativa de justificar a cegueira e os atrasos com que os abusos foram enfrentados. Também porque provavelmente haverá um recurso na cassação e, portanto, o procedimento ainda não terminou. Mas sobretudo porque o processo do padre acusado, Bernard Preynat, acaba de terminar com o pedido de oito anos de prisão pelos fatos criminosos que afetaram dezenas de meninos, reconhecidos pelo próprio acusado. Encontrará confirmação o caminho eclesial de purificação, de memória penitente, de medidas relativas à plena proteção dos menores.

As decisões mais recentes sobre o tema tomadas pelos bispos franceses foram a ativação das "células de escuta" nas dioceses, a formação de uma comissão nacional independente (liderada por Jean-Marc Sauvé) para esclarecer os fenômenos criminais a partir da década de 1950 até hoje, o início da colaboração entre algumas dioceses e o Ministério Público para a investigação preliminar após a denúncia dos abusos, a oferta às vítimas de um ressarcimento financeiro independente dos procedimentos judiciais civis.

A mudança de sensibilidade é bem expressa pela presidente dos religiosos e religiosas franceses, irmã Veronique Margron: “Diante da extensão do mal cometido, da cumplicidade ativas ou passivas, aqui e em qualquer lugar, é indispensável remover a pretensão de qualquer presunção ou excelência na santidade, na verdade, na moralidade, no humanismo. Procurar dolorosamente a precisa dimensão de nossas torpezas. Tornar-se novamente servidores do ser humano em sua intangível dignidade”.

Inversão de tendência?

No caso específico de Barbarin, julgado em fevereiro de 2016 por eventos realizados na década de 1990, em geral se reconhece um atraso no entendimento da gravidade do drama das vítimas e de uma inadequada gestão da comunicação. Libertado das acusações, foi novamente chamado ao tribunal da associação La Parole libérée e condenado a seis meses em março de 2019. Sua renúncia foi rejeitada pelo Papa Francisco no aguardo da conclusão do processo.

A partir de 24 de junho de 2019, a diocese tem um administrador apostólico, Dom Michel Dubost. É improvável que o cardeal possa continuar sua função de arcebispo, ferido e devastado pelas acusações às quais nos últimos meses ele sempre respondia: "Realmente não sei o que ele não tenha feito". Sua absolvição, solicitada pela defesa e pelo promotor público, permitirá a ele outro serviço eclesial.

A sentença representa um primeiro e relevante sinal de inversão de tendência, não apenas nos tribunais franceses, mas mais amplamente na opinião pública. A devastação dos abusos pode conhecer um resgate e uma instituição que se encarregue dela pode recuperar a confiança. E isso graças a aqueles que perderam no tribunal, ou seja, as vítimas.

Nota da IHU On-Line:

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o seu X Colóquio Internacional IHU. Abuso sexual: Vítimas, Contextos, Interfaces, Enfrentamentos, a ser realizado nos dias 14 e 15 de setembro de 2020, no Campus Unisinos Porto Alegre.

X Colóquio Internacional IHU. Abuso sexual: Vítimas, Contextos, Interfaces, Enfrentamentos

 

Leia mais

  • Sai a decisão do Papa Francisco sobre a renúncia do cardeal Philippe Barbarin
  • Lyon: um cardeal misericordioso demais com o padre abusador
  • A condenação de Barbarin abala (mais uma vez) a Igreja: cabe ao Papa a decisão sobre sua possível demissão
  • Pedofilia, a petição on-line do sacerdote que pede a renúncia do arcebispo de Lyon, França
  • Caso Barbarin: ''O papa recusa a lógica do imediatismo''. Entrevista com Dominique Wolton
  • ‘A Igreja praticou a arte da fuga’. Entrevista com Pierre Vignon
  • Diocese de Lyon enfrenta emergência midiática
  • “A vida cristã não é mais um comportamento automático”. Entrevista com Georges Pontier, presidente da Conferência Episcopal da França
  • Investigação de TV francesa acusa 25 bispos de acobertar abusos sexuais
  • França: bispos esperam com apreensão os resultados de um relatório inédito sobre abusos sexuais na Igreja
  • França: bispos contra as derivas sectárias nas comunidades católicas. De outubro 2018 a fevereiro de 2019, 1.300 denúncias
  • França. “Os fiéis têm a impressão de que a Igreja está enfrentando um enorme perigo”. Entrevista com Céline Béraud

Notícias relacionadas

  • Especialista em proteção sexual infantil do Papa, Pe. Hans Zollner fala sobre o combate ao “mal”

    O padre jesuíta Hans Zollner, presidente do Centro de Proteção à Criança da Pontifícia Universidade Gregoriana e membro da[...]

    LER MAIS
  • “Não é preocupação minha” se a Igreja se recupera ou não da crise dos abusos, diz Hans Zollner

    Segundo o padre Hans Zollner, em sua conta no Twitter, choveu muito em Fiji, nos últimos dias, observação que poderia ter sido [...]

    LER MAIS
  • Francisco e Hollande quebram o gelo

    As diferenças entre os dois chefes de Estado atingiram seu ponto mais alto quando Francisco não aprovou como embaixador um diplo[...]

    LER MAIS
  • Dos escolares do 9º ano, 4,0% disseram já ter sido forçados a ter relação sexual

    Dos escolares do 9º ano, 4,0% disseram já ter sido forçados a ter relação sexual, cerca de 105,2 mil pessoas, sendo mais freq[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados