• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O primado do sacramento sobre a ética e a intercomunhão segundo Francisco. Carta a um colega, monge dissidente. Artigo de Andrea Grillo

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

12 Julho 2018

“Em outras ocasiões, eu já debati com o colega Giulio Meiattini sobre o magistério do Papa Francisco. Com ele, somos professores na mesma instituição romana, Santo Anselmo, que, como dizia São Tomás para os próprios alunos, não impede que dois colegas pensem coisas diferentes. Essa é uma grande tradição monástica. Uma recente entrevista concedida a Catholica (disponível aqui, em italiano) me leva a lhe escrever uma carta, para esclarecer a minha discordância com a sua discordância.”

A opinião é do teólogo italiano Andrea Grillo, professor do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, do Instituto Teológico Marchigiano, em Ancona, e do Instituto de Liturgia Pastoral da Abadia de Santa Giustina, em Pádua. O artigo é publicado por Come Se Non, 10-07-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Caro Pe. Giulio,

A teologia vive de argumentações. Li com interesse o modo como que você também critica, em analogia com o que já escreveu sobre a Amoris laetitia, as iniciativas de Francisco e, depois, dos bispos alemães em matéria de “intercomunhão”. Gostaria de expressar aqui a minha dificuldade em relação a essas suas considerações, que, na minha opinião, não captam, de fato, as intenções em jogo e as reduzem a um modelo abstrato que não consegue entendê-las.

Parto do cerne do seu raciocínio. Na sua opinião, o que deve ser salvaguardado, tanto no campo matrimonial, quanto no campo eucarístico, é o “primado do sacramento sobre a ética”. Do modo como você descreve, esse quase parece ser o coração da “diferença teológica” em relação a toda redução antropológica da tradição. No primado do sacramento, está em jogo o primado de Deus, a própria razão da tradição eclesial.

Sobre isso, eu estou totalmente de acordo com você. Se desaparece esse primado do sacramento sobre a ética, não há mais espaço algum não só para a Igreja, mas para o próprio Deus. Justamente aqui, no entanto, abre-se também uma lacuna entre a sua leitura do magistério de Francisco e a minha.

De fato, eu considero que Francisco está preocupado exatamente com a mesma coisa que está no seu coração, ou seja, salvaguardar o primado do sacramento sobre a ética. Mas Francisco sabe que esse primado deve ser conjugado hoje de um modo novo em comparação com o modelo moderno e tridentino. Em outras palavras, ele assumiu plenamente a “virada pastoral” do Concílio Vaticano II, que impõe uma “tradução da tradição”.

Tento me explicar melhor. Analiso brevemente duas grandes questões sobre as quais a tradição tridentina quis salvaguardar o “primado do sacramento” com soluções que hoje, a partir do Concílio Vaticano II, não são mais convincentes.

A primeira diz respeito à missa e ao modo com que Trento “salvaguardou o sacramento”, contrapondo sacrifício e comunhão. Desse modo, desempenhou uma preciosa função “defensiva”, que hoje reconhecemos como bastante limitada e muito unilateral. Uma verdadeira tutela do “primado da eucaristia” passa hoje por uma profunda releitura da comunhão, sem temor de se tornar “protestante”.

O mesmo vale para o matrimônio: a defesa do “primado do sacramento”, desde 1563, tornou-se a “forma canônica”. Mas, com o passar dos séculos, ficou evidente que a “forma natural” e a “forma civil” tornam-se terrenos originais não só de contestação do sacramento, mas também de nova experiência dele. O que você chama de “incerteza e imprecisão” é, na realidade, uma retomada de temas pré-modernos e abertura a estilos pós-modernos da tradição eclesial.

Eis, portanto, o ponto sistemático importante: a história nos oferece diversos modelos de “primado do sacramento”. Se hoje não sabemos sair com decisão do “modelo tridentino” e entrar corajosamente em novos modelos, obtemos facilmente um efeito indesejado, mas garantido: em vez de promover o primado do sacramento sobre a ética, produzimos um primado de ética eclesial sobre a força teológica e profética do sacramento.

Gostaria de mostrar como as suas críticas ao magistério de Francisco correm o risco desse resultado, precisamente. Eu me concentro no tema da chamada “intercomunhão”. Na realidade, como você bem sabe, esse termo já é ambíguo em si mesmo, mas o é ainda mais quando aplicado às palavras de Francisco e dos bispos alemães.

Aqui não se fala em geral de “intercomunhão”, mas sim de “admissão à comunhão eucarística do cônjuge de outra confissão”. Na sua rápida análise, você ignora totalmente que o que está em jogo não é simplesmente o “primado da eucaristia” sobre a intenção de sujeitos individuais, mas sim a abençoada interferência entre “comunhão eucarística” e “comunhão matrimonial”.

Precisamente em razão do “primado do sacramento”, o fato de haver, entre um católico e uma protestante, “comunhão matrimonial”, embora em um contexto de pertencimento a Igrejas que carecem de “comunhão eucarística”, possibilita reconhecer, em determinadas condições, a profecia matrimonial como relevante em nível eclesial.

Aqui, parece-me, são justamente essas aberturas que salvaguardam melhor o primado do sacramento sobre a ética, enquanto as suas críticas, assim como as hesitações da Congregação para a Doutrina da Fé sobre esse mesmo tema, assemelham-se muito a um primado da ética eclesial sobre o poder e a liberdade do sacramento.

Eis: esse me parece ser o motivo de fundo pelo qual, diante do mesmo magistério, você parece carrancudo e preocupado, enquanto eu me sinto confortado e tranquilo. Não porque eu queira um primado da ética sobre o sacramento, mas porque acredito que o primado do sacramento, quando deve ser anunciado em uma sociedade aberta, exige outra linguagem e outro estilo. Que eu reencontro anunciado pelo Concílio Vaticano II e assumido com prudente seriedade e com generosa audácia pelo magistério de Francisco.

Com uma cordial saudação,

Andrea

Leia mais

  • Uma comunhão espiritual para os irregulares? Artigo de Andrea Grillo
  • Sobre a expressão ''missa ecumênica'': conjecturas e refutações. Artigo de Andrea Grillo
  • Comunhão e integração “em caminho”. Resposta de Francisco sobre os divorciados recasados. Artigo de Andrea Grillo
  • A comunhão dos não católicos: do perigo de morte à comunidade de vida e de amor. Artigo de Andrea Grillo
  • Ecumenismo: é possível compartilhar a ceia do Senhor? Artigo de Andrea Grillo
  • A sineta na consagração e a transubstanciação. Artigo de Andrea Grillo
  • Descobrindo a "Amoris laetitia": uma pequena "nota" e uma grande releitura da comunhão sacramental. Artigo de Andrea Grillo
  • A intercomunhão na Alemanha e o plano inclinado de Dom Chaput. Artigo de Andrea Grillo
  • Sobre a comunhão ao cônjuge protestante
  • Comunhão ao cônjuge protestante: papa freia os bispos alemães
  • Congregação para a Doutrina da Fé não autoriza intercomunhão defendida pelos bispos alemães
  • Intercomunhão, sete bispos alemães escrevem à Santa Sé
  • Carta aos alemães sobre a Intercomunhão: um 'chamado à reflexão'

Notícias relacionadas

  • As "intenções do Vaticano II" e o diaconato feminino: Menke e a paralisia da tradição. Artigo de Andrea Grillo

    "Poderíamos resumir a tese de Menke assim: a elaboração da ‘unidade triádica’ do ministério ordenado – episcopado, pres[...]

    LER MAIS
  • Diaconato feminino: a "necessidade do sacramento" e o sexo feminino. Artigo de Andrea Grillo

    Se nos limitarmos a conservar um "ordo" que coincide com o ''ordo social medieval", privamo-nos de toda a novidade que a autoridad[...]

    LER MAIS
  • Pierangelo Sequeri: o programa do novo decano do Instituto "João Paulo II". Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS
  • O risco de um ressentimento do espaço contra o tempo: sobre uma crítica ao Papa Francisco. Artigo de Andrea Grillo

    "Se, para Francisco, a questão decisiva hoje é a uma Igreja capaz de iniciar processos de conversão e de misericórdia no mundo[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados