21 Novembro 2017
O Papa Francisco nomeou, no dia 20-11-2017, como bispo auxiliar de Buenos Aires um dos "curas villeros”, os padres que há anos vivem entre o povo das favelas da metrópole argentina. É o padre Gustavo Oscar Carrara, atual vigário episcopal para as "Villas de Emergencia” da diocese e pároco da paróquia de Santa Maria, Madre del Pueblo, em Buenos Aires. Foi-lhe atribuído a sede titular de Tasbalta e, presumivelmente, vai continuar a desempenhar o seu trabalho nas favelas da capital argentina.
 
A informação é de Andrea Tornielli, publicada por Vatican Insider, 20-11-2017. A tradução é de Luisa Rabolini.

bispo Gustavo Oscar Carrara (Foto: Revista Ecclesia)
Nascido em Buenos Aires em 24 de maio de 1973, Carrara realizou seus estudos de filosofia e teologia no Seminário Maior da cidade e foi ordenado padre em 24 de outubro de 1998. Foi vigário paroquial até 2007, depois pároco e responsável pela Comissão Pastoral Juvenil da arquidiocese de Buenos Aires, vice-assessor do Conselho diocesano da Ação Católica Argentina, então reitor e membro do Conselho Presbiteral.
 
É desde setembro de 2013 que vários meios de comunicação argentinos consideravam iminente a nomeação de um "bispo villero” citando explicitamente seu nome, pois entre o grupo de sacerdotes que o então cardeal Bergoglio queria sempre presentes nas favelas, o seu era o perfil considerado mais adequado para uma eventual ordenação episcopal. Carrara torna-se auxiliar do sucessor de Bergoglio em Buenos Aires, o cardeal Mario Aurelio Poli.
O Papa Francisco também nomeou um novo bispo auxiliar da diocese argentina de Lomas de Zamora: é o padre Jorge Ignacio García Cuerva, do clero da diocese de San Isidro, atual pároco de Nuestra Señora de la Cava, em Beccar.
Leia mais
- Papa exorta argentinos a “se comunicarem, fazerem pontes, e não muros”
 - Argentina. Os padres a favor da emergência social
 - Argentina. Padres contra o modelo neoliberal
 - “O desprezo nos repugna”, diz associação argentina de sacerdotes
 - “Passamos do menosprezo a um olhar distorcido”, diz padre sobre as favelas argentinas
 - Argentina: padre Pepe Di Paola, “quem não entende o Papa Francisco, deveria vir aos bairros”
 - Argentina tem 1,4 milhão de novos pobres desde que governa Macri
 - Argentina, o sonho quebrado da terra prometida. O país completa 200 anos de independência com um em três habitantes na pobreza
 - Passados 10 anos, Argentina revive crise
 - Crise argentina. Igreja abre mais refeitórios comunitários
 - Argentina e governo Macri. “O balanço é sumamente negativo”, afirma Grupo de Padres em Opção pelos Pobres
 - “O desprezo nos repugna”, diz associação argentina de sacerdotes