• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Protestos em Gaza contra mudança da embaixada dos EUA deixam dezenas de mortos

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

15 Mai 2018

Gaza vive nesta segunda-feira o dia mais sangrento desde que a onda de protestos palestinos em massa começou em 30 de março. As manifestações de dezenas de milhares de moradores da Faixa — que lançaram pedras e pneus em chamas — devido a mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém, matou pelo menos 55 manifestantes e deixou centenas de feridos a bala na fronteira da Faixa de Gaza com Israel por disparos de soldados, de acordo com fontes de saúde que atuam na área. É um recorde de vítimas sem precedentes em Gaza em um único dia desde a guerra de 2014. Um porta-voz militar israelense disse que, apesar das advertências emitidas pelo Exército, mais de 40.000 palestinos estão participando dos protestos em mais de uma dúzia de pontos na cerca de separação, com bombas incendiárias e explosivos. A fronteira foi declarada zona militar fechada.

A reportagem é de Juan Carlos Sanz, publicada por El País, 13-05-2018.

O local vive uma greve geral em que foram fechados centros oficiais e educativos, assim como os comércios. A mudança da embaixada, um gesto simbólico após os EUA mudarem sua postura de não reconhecer Jerusalém como capital de Israel até que a disputa fosse resolvida pelo acordo de paz, coincide com o 70º aniversário da criação do Estado hebreu, segundo o calendário gregoriano. A data também assinala a véspera do Dia da Nakba (desastre, em árabe), em que os palestinos relembram sete décadas de exílio e de perda de territórios.

Desde o último dia 30 de abril, a chamada Grande Marcha da Volta suscitou manifestações em massa no limite da Faixa de Gaza com Israel, que já haviam deixado 54 mortos — o último, na última sexta-feira — e centenas de feridos por disparos de soldados.

O Exército de Israel advertiu à população da área costeira, mediante folhetos escritos em árabe lançados de aviões, para não se aproximar da cerca de separação. “Planejamos um acréscimo das unidades de combate, das forças especiais, do serviços de inteligência e de unidades de franco-atiradores”, afirmou um comunicado militar.

Enquanto isso, a tensão aumenta em Jerusalém. Às 16h local (10h em Brasília) está prevista a cerimônia oficial de abertura da embaixada, mudada de Tel Aviv por uma decisão da Casa Branca que rompeu o consenso internacional. A delegação norte-americana que participará da cerimônia está formada por Ivanka Trump, filha do mandatário norte-americano, Donald Trump, e seu marido, Jared Kushner, assessor presidencial, assim como pelo secretário de Tesouro, Steve Mnuchin, e o subsecretario de Estado, John Sullivan.

A Embaixada dos Estados Unidos abrirá suas portas de forma provisória em um escritório consular já existente localizado num distrito periférico do sul da cidade. Se localizará em plena Linha Verde, a terra de ninguém que separou a parte ocidental — onde Israel instalou sua capital depois de seu nascimento, há 70 anos — da zona com maioria de população palestina e baixo administração jordaniana —, que inclui a Cidade Velha e os locais sagrados das três religiões monoteístas.

Junto às bandeiras israelenses, centenas de bandeiras norte-americanas balançam nas ruas de Jerusalém ao lado de cartazes gigantes que dizem: “Trump fez de Israel grande novamente”.

A polícia israelense reforçou com mil agentes a área da nova embaixada. Organizações pró-palestinas convocaram para a hora da cerimônia de abertura uma concentração na nova delegação. Mas as forças de segurança temem antes de mais nada que os protestos transbordem para os postos de controle e vigilância militar situados nas fronteiras de Gaza e Cisjordânia, onde foram despachadas com urgência três brigadas de Infantaria. Várias brigadas do Exército foram dispersadas em torno da Cisjordânia e Gaza diante do previsto aumento de uma onda de protestos.

O primeiro-ministro palestino, Rami Hamdallah, condenou a mudança de endereço da embaixada na véspera da Nakba. “A Nakba representa uma série de tragédias coletivas que levou à destruição de ao menos 418 populações e o deslocamento forçado de 70% de nosso povo”, assegurou ele em um comunicado oficial citado pela Agência de Notícias EFE. O secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, afirmou que a mudança diplomática de Tel Aviv representa “um infame ato hostil contra o direito internacional e contra o povo da Palestina, que coloca os Estados Unidos do lado da potencia ocupante, Israel”.

Leia mais

  • Palestina e Israel. A luta pela Paz Justa. Revista IHU On-Line, Nº. 408
  • ''Israel não pode manipular a história e negar os direitos dos palestinos.'' Entrevista com Salim Tamari
  • A nova estratégia palestina
  • Hamas convoca nova 'intifada' após anúncio de Trump sobre Jerusalém
  • Jerusalém: a assustadora medida de Trump é um golpe fatal no caminho da paz
  • Jerusalém. Papa pede para que se evite novas tensões em um mundo convulsivo
  • Por que possível reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos EUA é tão polêmico
  • Violência na esplanada de Jerusalém
  • Jerusalém: tensão na Esplanada das Mesquitas. “Quando se tocam as coisas sagradas, a raiva sempre explode”
  • Trump se afasta do compromisso com a criação de um Estado Palestino
  • Trump, a promessa de Belém: "Haverá paz entre israelenses e palestinos"
  • Abbas pede a Vaticano, Rússia, França e Jordânia que impeçam mudança de embaixada dos EUA
  • Em mudança dramática, a igreja americana está mais evangélica que nunca
  • A disputa por um novo Oriente Médio. Entrevista especial com Paolo Branca
  • ONU critica fornecimento de armas pelos EUA a Israel
  • Mudança da embaixada em Israel é promessa de Trump para evangélicos

Notícias relacionadas

  • El terror reina en la clase gobernante israelí

    LER MAIS
  • ¿A que le teme Israel? Fortalecimiento de lazos Irán-Latinoamérica

    LER MAIS
  • El aislamiento de Estados Unidos

    LER MAIS
  • Israel começa doutrina de punições e prêmios coletivos na Cisjordânia

    Dez meses depois do estouro da maior onda de violência em uma década, e a apenas 50 dias das eleições municipais palestinas [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados