• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Pesquisa acaba com três mitos sobre a juventude e a escola

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

Por: Cesar Sanson | 19 Fevereiro 2016

A pesquisa "Juventudes na escola, sentidos e buscas: Por que frequentam?" acaba com três mitos comuns sobre os jovens e a escola, que envolvem o gosto do aluno pelo estudo, a sua relação com o professor e a estrutura física que eles julgam ideal.

A reportagem é de Marcelle Souza e publicada por Uol Educação, 18-02-2016.

"A escola é uma lista de cosias que não pode, que não são discutidas. A escola parece feita para os adultos, que são os diretores e os professores, mas na verdade ela é feita para os estudantes, eles que têm que aprender", conclui a coordenadora do estudo, a socióloga Miriam Abramovay.

O estudo, realizado com o apoio da Flacso-Brasil (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do MEC (Ministério da Educação), tinha o objetivo de conhecer a escola a partir dos jovens. Mais 8 mil estudantes na faixa de 15 a 29 anos foram ouvidos.

Abaixo listamos três resultados importantes, que mostram um pouco como os adolescentes enxergam e o que desejam da escola.

1º mito: Eles não querem estudar

Querem sim, aponta o estudo. E, de acordo com a pesquisadora, eles querem até passar mais tempo... na escola!

"Eles acham que vão aprender mais na escola integral, que se estiverem mais tempo na escola vão ter mais capital cultural e mais acesso ao mercado de trabalho", diz.

A grande motivação para que os jovens estudem é a perspectiva de futuro: 37% dizem que frequentam a escola para ter uma vida melhor e 32,3% para conseguir um emprego melhor. "Eles estão muito preocupados com o futuro, sabem que um meio de alcançar os seus sonhos é continuar estudando", afirma Abramovay.

No entanto, nem todos conseguem se manter nas salas de aula. O levantamento aponta que 20% declararam já ter deixado a escola pelo menos uma vez. Entre os principais motivos para o abandono estão a necessidade de trabalhar (28%), a família (20,6%) e a gravidez (11,1%)

2º mito: Alunos não valorizam o professor

O professor aparece como o grande "responsável" pela permanência do estudante na escola -- mas não é qualquer profissional, é aquele que saiba ensinar e responde as dúvidas do aluno. Ele pode até ser exigente.

"Ao contrário do que se diz, que o professor não é reconhecido, essa pesquisa mostra que existe uma super valorização do professor. E não é no sentido de ser amigo do aluno, mas que saiba escutá-lo, que saiba ensinar", afirma a pesquisadora.

A pesquisa mostra que, quando os jovens têm um bom professor, eles passam a gostar da disciplina, mesmo que sejam as aparentemente mais "temidas", como física, matemática, química. "Os alunos parecem gostar das mais variadas disciplinas e não daquelas consideradas mais fáceis, como se afirma no senso comum", diz um trecho do relatório, que atribui o fato à atitude do professor em sala.

Segundo o estudo, 23,3% dos jovens não deixa a sala de aula porque têm "aulas legais"; outros 10% porque o ensino está relacionado com o seu cotidiano (ou seja, é um conteúdo que faz sentido e tem alguma aplicação para quem está aprendendo).

3º mito: A escola ideal é a que tem sala de aula tecnológica

Se você acha que a sala de aula ideal para os jovens é aquela com quadro digital e laboratório 3D, pode repensar essa ideia. Bem antes de inovações tecnológicas, os alunos querem uma infraestrutura que deveria ser a básica.

"Eles falam de coisas muito concretas [quando questionados qual seria a escola ideal], como ter quadro, mesas, cadeiras, uma quadra de esporte. Eles querem que tenha computador na escola e que possam usar, já que muito diretor tranca a sala e isso a gente sabe que é outro drama. Eles falam muito de necessidades mais básicas", afirma Abramovay.

De acordo com a pesquisa, 33,1% disseram que a escola tem internet e 28,7% que a instituição tem computador, mas que não podem usar os equipamentos.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados