• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

"A música sacra é um patrimônio universal. É preciso voltar ao canto gregoriano"

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

18 Junho 2011

"Dramática, desesperada, insignificante". O maestro Pe. Pablo Colino não usa meias palavras ao descrever o estado de saúde das músicas executada hoje nas igrejas. Mesmo que, depois, ele indique que "ainda há a possibilidade de inverter essa perigosa tendência para baixo, potencializando o estudo da música sacra e dos cantos litúrgicos, a partir do gregoriano".

A reportagem é de Orazio La Rocca, publicada no jornal La Repubblica, 16-06-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Monsenhor Colin é universalmente conhecido como musicista e diretor de orquestra. Depois de anos de serviço no Vaticano, agora dirige o Coro da Filarmônica Romana. Uma autoridade, portanto, em matéria de música religiosa, há anos empenhado em "limpá-la" dos detritos que, na sua opinião, a comprometeram.

"Foi o Papa Bento XVI o primeiro a pedir isso e a acreditar nesse empenho", diz. "Muitas vezes, o pontífice me encorajou a ir em frente, porque a música sacra é um patrimônio universal, enraizado na mais genuína tradição litúrgica".

Eis a entrevista.

Maestro Colino, por que a música sacra e litúrgica está em crise?

Tudo decaiu depois do Concílio Vaticano II, com aquela onda superficial de pseudorrenovação que fez muitos danos em quase todas as nossas igrejas. Basta assistir a qualquer celebração litúrgica para ouvir violões horrivelmente mal tocados, teclados ensurdecedores e coros superficiais. Tudo dirigido por maestros pouco preparados. Embora não faltem exceções encorajadoras que, se cultivadas, poderiam ser um bom presságio para o futuro.

Poderia dar alguns exemplos?

Recentemente, em Terni, foi realizado um interessante encontro sobre a música sacra, e, na ocasião, foram exibidos muitos coros jovens e muitos grupos de artistas especializados em música litúrgica. Foi bonito e interessante ouvi-los. E também encorajador.

Mas há uma "receita" para relançar a música sacra?

É preciso voltar ao estudo sério, rigoroso e apaixonado nas scholae cantorum, nos conservatórios e, talvez, nas escolas. A música sacra é patrimônio universal, uma forma de arte entre as mais altas e imortais. E a Itália está repleta dela, depois de ter dado à luz os maiores autores de músicas litúrgicas.

E quais deveriam ser os programas nessas escolas?

É de fundamental importância voltar a difundir o conhecimento direto do canto gregoriano e, paralelamente, afinar a preparação de músicos, diretores de orquestras e de corais. Não se vai a lugar algum sem rigor didático e sem o conhecimento do canto gregoriano, a mãe da música sacra, mas ousaria dizer também de toda a música, até da contemporânea.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados