8.607 casos de Aids no Vale do Sinos

Mais Lidos

  • Legalidade, solidariedade: justiça. 'Uma cristologia que não é cruzada pelas cruzes da história torna-se retórica'. Discurso de Dom Domenico Battaglia

    LER MAIS
  • Estudo que atestava segurança de glifosato é despublicado após 25 anos

    LER MAIS
  • Momento gravíssimo: CNBB chama atenção para votação e julgamento sobre a tese do Marco Temporal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

03 Dezembro 2012

A luta contra Aids é lembrada em todo o mundo no dia primeiro de dezembro. Combater o vírus HIV também compõe a lista dos Objetivos do Milênio - ODMs traçado pela Organização das Nações Unidas ONU é o sexto, junto ao combate a malária e outras doenças. 

Ano passado houve um aumento de quatro mil novos registros de casos de Aids no Rio Grande do Sul, sendo assim o estado com maior incidência do país. No ranking de taxa de incidência, a cada 100 mil habitantes, de casos notificados neste mesmo período em municípios com mais de cinquenta mil habitantes, encontram-se três municípios da região do Vale do Rio dos Sinos entre os oito primeiros.

Canoas aparece em terceiro, com taxa de 77,8 casos a cada cem mil habitantes. Entre os anos de 1986 a 2011 houveram 2.653 casos diagnosticados. Sapucaia do Sul aparece em quinto e São Leopoldo em sétimo no ranking, 908 e 2.194 casos respectivamente em cada município até 2011.

Três municípios da região registram menos de cinquenta casos de AIDS entre eles o menor município da região do Vale, Araricá, teve, entre 2003 e 2011 onze casos diagnosticados. Nova Hartz e Dois Irmãos registram 18 e 33 casos respectivamente.