Guardião da antiga sabedoria

Mais Lidos

  • "Abusos contra os palestinos": a guerra de estupros entre Israel e o Hamas

    LER MAIS
  • Cerca de 60% dos partos realizados no Brasil são por cesariana. Apesar dessa estatística, um movimento de resgate dos saberes das parteiras tradicionais está em curso no mundo, afirma a socióloga

    Parteiras tradicionais: o resgate de um saber multicultural. Entrevista especial com Thayane Cazallas do Nascimento

    LER MAIS
  • Fraternidade Sacerdotal São Pio X apresenta a Declaração de Fé como uma Oferta de Diálogo

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

13 Agosto 2012

Estará nas livrarias italianas no dia 11 de agosto a obra Contro i cristiani [Contra os cristãos], de Celso, com prefácio inédito de Armando Torno. "Primeira resposta orgânica do mundo intelectual pagão à nova religião", como ilustra Torno, o "discurso" contra os cristãos foi escrito provavelmente por volta do ano 170 d.C. e nos foi transmitido por um dos seus refutadores, Orígenes, que relatou uma considerável parte do discurso no seu texto Contra Celso.

A reportagem é do jornal Corriere della Sera, 09-08-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Ler a obra de Celso, porém, também é uma oportunidade para mergulhar no pensamento antigo, já que o autor, explica Torno, "ataca o cristianismo recorrendo à tradição da filosofia grega". Assim, contra a nascente fé cristã, o pagão opõe raciocínios que abrangem "notícias de Pitágoras, breves fragmentos de Heráclito e de Empédocles, algumas lendas sobre Demócrito, um conhecimento notável de Sócrates, que vem de uma boa leitura de Platão, muito dos estoicos, pouco da sofística, algo dos epicuristas".

Constituindo, assim, uma referência obrigatória para o conhecimento da antiga diatribe, no alvorecer da Igreja.