Um bispo que firmou e viveu o Pacto das Catacumbas

Mais Lidos

  • Na semana do Dia das Mães, a pesquisadora explica como o mercado de trabalho penaliza mulheres chefes de família com filhos e sem cônjuge

    Mães solo e os desafios do cotidiano: dificuldades e vulnerabilidades nos espaços públicos. Entrevista especial com Mariene de Queiroz Ramos

    LER MAIS
  • Padre Josimo: 40 anos depois segue sendo assassinado todo dia. E segue ressuscitando

    LER MAIS
  • Pesquisadora discute sobre a disputa de sexo e gênero no ciclo de estudos Gênero, Religião, Política. Mobilização de crenças e afetos realizado pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU nesta terça-feira, 12-05-2026, às 10h

    O conservadorismo contemporâneo nos debates sobre gênero dentro da perspectiva feminista e antifeminista

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

02 Dezembro 2013

D. Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxais, RJ, pelo Twitter, recorda aspectos marcantes da vida de D. Waldyr Calheiros, falecido ontem.

Eis alguns tweets de D. Mauro postados hoje, 01-12-2013:

"Em Volta Redonda a Igreja em oração se despede do seu bispo emérito Dom Waldyr Calheiros. Eleito bispo em 25.02.64 pelo papa Paulo VI."

"Importante observar Dom Waldyr escolheu o Dia do Trabalho e festa de São José Operário para ser ordenado bispo, um mês depois do golpe de 64"

"Dom Waldyr Calheiros fez parte do grupo de bispos que firmou e viveu o Pacto das Catacumbas como compromisso com o Concílio Vaticano II".

"Dom Waldyr Calheiros, ordenado bispo em 01.05.64, participou do Concílio Vaticano II. No mundo são poucos os Padres Conciliares ainda vivos"

Veja também: