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O ponto de vista da Santa Sé sobre o Líbano. Artigo de Riccardo Cristiano

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28 Agosto 2024

"A difusão de muitas publicações, favorecida pelas excelentes escolas missionárias, formou uma opinião pública politizada e atenta à vida da cidade. Beirute, a capital do livre pensamento árabe, pode ser explicada pelo porto e por um porto que o colonialismo francês subsequente certamente não poderia impedir, por causa de seu potencial comercial, mas também libertário", escreve Riccardo Cristiano, jornalista, em artigo publicado por Settimana News, 27-08-2024.

Eis o artigo.

A decisão do Papa Francisco e do secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, de receber no Vaticano uma delegação de parentes das vítimas da terrível explosão que em 4 de agosto de 2020 transformou em pó a maior infraestrutura comercial do Líbano, o porto de Beirute, e inutilizou bairros vizinhos inteiros por muito tempo, causando mais de 240 mortes e milhares de feridos, Demonstra não só uma perfeita compreensão dos problemas atuais de um país em crise tanto quanto decisivo para a futura guerra ou paz da região, mas também da relação entre o porto e a cidade, que marcou sua quase singularidade.

Beirute é de fato uma cidade árabe, europeizada, mediterrânea e moderna por muitas razões, no centro das quais está seu porto. Sem fazer algumas referências a isso, não se pode entender completamente o passo do Vaticano, fruto evidente da recente e longa viagem ao Líbano do cardeal Parolin, um profundo conhecedor por muitos anos deste país complexo, subestimado e decisivo.

Beirute teve um desenvolvimento tumultuado no século XIX devido à fuga de muitos libaneses de suas montanhas: drusos e cristãos que lutaram ferozmente correram juntos para esta pequena cidade, especialmente sunita, para se salvarem. E Beirute, graças também aos primeiros missionários, tornou-se um grande porto, moderno e aberto à cultura graças às escolas missionárias. O empreendimento da cidade está ligado a um odioso senhor da siderurgia, o conde Edmond De Perthuis, que primeiro construiu a grande ferrovia Beirute-Damasco, depois novamente graças às suas conexões com o sultão obteve a concessão para construir um grande porto.

Mas seus métodos facilitaram o início de levantes sindicais, greves, culminando em um evento grave: ele tentou forçar o bloqueio dos trabalhadores, mas o navio que ele queria favorecer encontrou toda a carga jogada no mar.

Uma cidade multirreligiosa nasceu graças à rejeição popular das guerras tribais, mas também graças a De Perthuis que, com seu duplo empreendimento, permitiu que os comerciantes dividissem as tarefas: os cristãos locais negociariam com os mercadores europeus, os muçulmanos com os ricos mercadores de Damasco. Seus modos favoreceram uma sindicalização no porto desconhecido em todo o mundo árabe na época.

A difusão de muitas publicações, favorecida pelas excelentes escolas missionárias, formou uma opinião pública politizada e atenta à vida da cidade. Beirute, a capital do livre pensamento árabe, pode ser explicada pelo porto e por um porto que o colonialismo francês subsequente certamente não poderia impedir, por causa de seu potencial comercial, mas também libertário. O eixo comercial britânico, Haifa, Amã, Bagdá, só poderia ser desafiado fortalecendo o eixo francês, Beirute, Damasco, Bagdá. E assim o porto de Beirute foi duplicado. A cidade se tornou um gigante.

Sem essas dicas superficiais da história de Beirute e seu porto, é difícil ter uma ideia do que aconteceu em 4 de agosto de 2020. Planejado ou ocorrido por engano, naquele dia houve um verdadeiro urbicídio.

Também é impossível procurar justificativas para a escolha sem precedentes de armazenar contra todas as leis uma enorme quantidade de explosivos, trazidos para lá para armar Bashar al Assad e sua guerra contra o povo sírio. Assad lançou suas bombas de barril sobre as cidades insurgentes todos os dias, barris cheios de explosivos e detritos. Esse explosivo veio de Beirute, daquela carga que seus aliados no Hezbollah haviam escondido no porto comercial que controlavam.

Como a explosão ocorreu não é conhecido. Mas as teses ridículas que as autoridades libanesas inventaram na época, a explosão de uma carga de fogos de artifício que tocou com uma faísca aquela montanha de explosivos ainda sem uso, confirmam que a verdade é embaraçosa, como a que até aqui é apresentada, que resulta de muitos dados, mas que é proibida de ser investigada.

É por isso que, desde então, o Hezbollah e seus governos amigos, formados ao longo do tempo da aliança com os seguidores (cristãos) do presidente Michel Aoun (o atual sobrevive devido à paralisia institucional apenas para lidar com os assuntos atuais) encobriram tudo, ameaçando os parentes das vítimas: aqueles que receberam o Papa Francisco e o cardeal Parolin.

Settimana News já publicou o discurso do papa, que merece ser lido porque capta o papel que Beirute pode desempenhar não pela guerra, mas pela paz. Beirute é uma cidade que não pode deixar de ser plural, pela sua própria identidade, pela sua história.

Portanto, a cidadania comum pertence a ela, como a construção de um Estado de cidadãos iguais que finalmente sabem dar todos os direitos aos indivíduos e todas as garantias a cada comunidade individual. A crise do confessionalismo político libanês é assim superada.

Esta é a alternativa às trevas totalitárias, teocráticas e etnocráticas (para dar um exemplo, Assad há muito nega passaportes, partidos e língua a seus súditos curdos e acredito que, se pudesse, faria isso de novo).

O modelo libanês também foi um vencedor, porque atraiu capital e pensadores livres. Então ele teve suas derrotas muito dolorosas, das quais todos foram co-protagonistas. Hoje, porém, seus inimigos são dois: a casta, que despojou o Líbano; e o Hezbollah, que quer impor seu projeto de milícia.

Mas o Líbano já conseguiu renascer das cinzas após quinze anos de guerra civil devastadora. Ele pode fazê-lo novamente, seguindo o título de uma encíclica: Fratelli tutti. É sua história, sua identidade.

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