• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Militarização, fronteiras e extrativismo: o novo paradigma da Europa militarizada

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

10 Julho 2024

A viragem bélica e a promoção da indústria militar que o discurso europeu tem tomado precisa de ser alimentada com matérias-primas que não se encontram no continente. A forma de obter a suposta soberania estratégica é alcançada através de acordos comerciais que moldam um novo neocolonialismo extrativista que sangra os países do sul global. Para alcançar este esforço de guerra, as matérias-primas necessárias e, além disso, uma blindagem total das fronteiras europeias, a UE redesenhou o seu poder brando e as ferramentas de ação sem a necessidade de controle democrático.

A reportagem é de Yago Álvarez Barba, publicada por El Salto, 05-07-2024.

Esse poderia ser o resumo do relatório A União Europeia e o capitalismo militar verde: matérias-primas e acordos comerciais para o extrativismo neocolonial, de Pedro Ramiro e Juan Hernández Zubizarreta das organizações Ecologistas en Acción, OMAL e Paz con Dignidad. No documento, os investigadores mostram a relação direta entre a pressa em assinar alguns dos acordos de comércio livre, como o UE-Mercosul, com a regulamentação de matérias-primas críticas que "foi assinada em tempo recorde e com o fato de quase inusitado de que todas as organizações e partidos políticos tenham concordado”, explicou Ramiro na apresentação do relatório na última quarta-feira.

Este novo regulamento de matérias-primas críticas estabelece 34 delas que a UE considera essenciais para a soberania e autonomia da União. “Vários deles são necessários para a indústria militar”, diz Ramiro.

A nova estratégia europeia e a sua relocalização geoestratégica no mundo não podem ser estudadas de um único ângulo. Por isso, neste estudo analisaram as cinco orientações fundamentais que se impõem às instituições europeias e à sua relação com o resto do planeta: a renovação da agenda comercial, a garantia do acesso às matérias-primas, a promoção de acordos de investimento, o desenvolvimento de alianças público-privado e promover a autorregulação empresarial. Centrando-se mais na vertente comercial, os investigadores chegam à conclusão de que “este reposicionamento estratégico da UE ocorre de forma coordenada nas políticas de migração, defesa e comércio”.

Do verde e digital ao verde oliva de guerra

Na passada sexta-feira, sem esperar pela renovação das novas posições das instituições europeias, a Comissão Europeia publicou a sua Agenda Estratégica 2024-2029, o documento que marca a agenda política da UE para os próximos cinco anos que mostra, sem muitos tapujos, que os novos pilares estratégicos se concentrem no mantra “segurança, defesa e competitividade” que, segundo Ramiro, nada mais são do que eufemismos para se referir à militarização, ao controle de fronteiras e ao extrativismo.

A mudança em relação ao plano anterior, o de 2019, é fundamental. O retoque do capitalismo rumo a um modelo verde e digital, onde a transição energética e a digitalização servem como “as duas chaves para o rearranjo empresarial”, como explica Ramiro, tornou-se um capitalismo “verde militar ou verde azeitona”. “A supremacia ecológica que se verifica no plano estratégico de 2019 dá um passo em direção ao capitalismo militar”, lamenta o investigador.

Leia mais

  • “Os acordos de livre comércio garantem uma matriz extrativista”. Entrevista com Luciana Ghiotto
  • Guerra: a Europa sem alma
  • Europa, entre a guerra e a paz. Artigo de Jürgen Habermas
  • A virada de von der Leyen na política de fronteiras e no 'modelo de Ruanda'
  • Finanças e armas, um recorde de US$ 1 trilhão para apoiar a indústria militar
  • Muitas armas para muitas guerras
  • A nova corrida armamentista global começou, mas poucos ganharão
  • Von der Leyen, gastos com armas, populismo militar e doutrina do choque
  • O aumento dos gastos militares nos países da OTAN gerará 467 milhões de toneladas de CO2 em oito anos
  • Extrativismo é uma neocolonização de países e territórios. Conferência de Raúl Zibechi
  • “Não há capitalismo sem extrativismo. E o capitalismo implica a reafirmação de uma estrutura colonial da economia mundial”. Entrevista com Horacio Machado Aráoz
  • A militarização, fase superior do extrativismo. Artigo de Raúl Zibechi
  • “É preciso que a velha lógica extrativista, predatória, neoliberal ceda ao realismo da necessária reconstrução ecológica”
  • “O extrativismo não é uma alternativa válida para o desenvolvimento”. Entrevista com Horacio Machado Aráoz
  • Entenda o acordo Mercosul-UE e por que ele é rejeitado por movimentos populares
  • Acordo Mercosul-União Europeia: hora de abandonar uma negociação perigosa

Notícias relacionadas

  • Depoimento: Enquanto Ocidente discute burquíni, praias egípcias demonstram tolerância

    “Parei por um momento enquanto fazia as malas para uma viagem de última hora para o litoral norte do Egito, conhecido como Sahe[...]

    LER MAIS
  • Em ruínas, Vila Olímpica dos Jogos de Atenas vira abrigo para refugiados

    A Grécia está abrigando cerca de 2.000 afegãos e outros imigrantes nos estádios degradados dos Jogos de 2004. A maior queixa: [...]

    LER MAIS
  • A difícil relação entre Igreja e Europa. Artigo de Alberto Melloni

    "A Europa continua em perigo, e também está em perigo a consciência da democracia que tornou a Europa necessária aos olhos dos[...]

    LER MAIS
  • A decomposição da Europa já é uma realidade

    Em junho deste ano, Alberto de Nicola foi entrevistado por Bruno Cava sobre o que restou dos movimentos do 15 de Maio na crise “[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados