• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Assembleia da ONU evidencia divisões no tabuleiro da transição energética antes da COP28

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

27 Setembro 2023

Divergências sobre o fim dos combustíveis fósseis se intensificam e elevam pressão sobre a próxima rodada de negociações climáticas no final do ano em Dubai.

A informação é publicada por ClimaInfo, 26-09-2023. 

A pouco mais de dois meses da Conferência da ONU sobre o Clima em Dubai (COP28), as diferenças seguem superando as convergências nas discussões internacionais sobre clima. A Assembleia Geral da ONU, ocasião que poderia destravar algum entendimento, não logrou nenhum avanço político substancial, o que joga mais pressão sobre as negociações do final do ano nos Emirados Árabes Unidos.

As divergências estão presentes em diversos itens da agenda climática, desde ambição até financiamento climático e compensação por perdas e danos. Em termos políticos, no entanto, a proposta de um cronograma para o fim da queima de combustíveis fósseis nas próximas décadas vem sendo o “pomo da discórdia” nas conversas pré-COP28.

Defendida pela União Europeia e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, a proposta de abandono dos combustíveis fósseis foi duramente criticada pela China, sob o argumento de que não se trata de um objetivo “realista”.

Segundo a Bloomberg, o enviado especial chinês para as negociações climáticas, Xie Zhenhua, defendeu uma abordagem mais cautelosa. “Devemos construir o novo antes de descartar o antigo”, disse ele em uma gravação exibida durante um evento em Pequim na semana passada. O Climate Home também repercutiu essa fala.

A crítica de Xie acontece ao mesmo tempo em que o colega dele, o norte-americano John Kerry, questiona a “fome” dos países asiáticos por novos projetos de energia baseados em fontes fósseis, principalmente carvão.

“O que me enfurece, francamente, [é que] não estamos limitando as contribuições para o problema em uma escala suficientemente ampla, e com isso quero dizer que as emissões estão aumentando. A humanidade segue planejando, construindo e queimando combustível fóssil de forma contínua”, disse Kerry, citado pelo Financial Times.

A Reuters destacou o discurso dos países produtores de energia fóssil na ONU, no qual defenderam com maior ênfase a utilização de tecnologias para capturar e armazenar o carbono da atmosfera ao invés do fim da queima de petróleo, gás e carvão como caminho para combater a crise climática. Essa posição vem sendo encampada pelo futuro presidente da COP28 (e executivo petroleiro dos Emirados Árabes), Sultan Al-Jaber.

Por falar em produtores de energia fóssil, a presença da indústria petroleira nas negociações climáticas em Dubai também está dividindo os países. Grupos ativistas e representantes de nações mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, como os pequenos países insulares, estão ressentidos com o destaque que os organizadores da COP pretendem dar ao setor petroleiro. O Financial Times destacou essa desconfiança.

“Se [as empresas fósseis] vão estar lá para obstruir e colocar obstáculos no sistema, elas não deveriam estar na conversa”, criticou a ex-secretária-executiva da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Christiana Figueres, citada pelo Guardian. “Minha paciência [com a indústria fóssil] acabou. Eles poderiam ter um impacto incrível na aceleração da descarbonização, mas decidiram não fazê-lo”.

Em tempo

A COP28 caminha para ser um desfile de conflitos de interesses. Além de ter um executivo petroleiro no comando das negociações climáticas, a equipe que organiza a realização da Conferência de Dubai está repleta de profissionais que também atuam no setor fóssil. O Guardian revelou que dois profissionais de relações públicas da empresa estatal ADNOC, presidida por Al-Jaber, estão atuando como “apoio adicional” no time de comunicação do evento, auxiliando na promoção de mensagens positivas sobre os Emirados Árabes e a COP.

Leia mais

  • Al Gore: indústria fóssil “capturou” negociações climáticas da COP28
  • G20 não destrava discussões sobre financiamento e energia fóssil para COP28
  • Vaticano, ONU e Emirados Árabes Unidos anunciam Conferência de Paz de 6 a 7 de novembro em Abu Dhabi, antes da COP28
  • União Europeia insistirá na eliminação gradual de energia fóssil na COP28
  • Anfitriões da COP28, Emirados Árabes ignoraram emissões de metano por quase uma década
  • Emirados Árabes contrata lobistas para “limpar a imagem” antes da COP28
  • Fósseis não são “ponto-chave” para presidência da COP28, revela documento
  • A um dia do fim, evento Pré-Conferência do Clima ainda não decidiu o que vai ser discutido em Dubai
  • Al-Jaber diz que reduzir o consumo combustíveis fósseis é inevitável, mas faz ressalvas
  • O que aconteceu (e o que não aconteceu) na Conferência do clima de Bonn
  • Impasse em Bonn manda sinal sombrio para a COP28
  • Negociações da “COP do petróleo” começam com chamado contra fósseis
  • Dólar e petróleo: o fim de uma hegemonia
  • Frei Betto convida o Papa para a COP30, que ocorrerá em Belém do Pará em 2025 - com áudio da entrevista
  • Cúpula expõe desafios de Belém para sediar a COP30 em 2025
  • Que tal irmos direto para a COP30? Artigo de Heitor Scalambrini Costa
  • A missão da COP 30. Artigo de Luiz César Marques Filho
  • Evento “O que é a COP?” dá início à preparação da COP30, que será em Belém
  • Amplificar atitudes é o desafio da COP30

Notícias relacionadas

  • O poder das finanças, a transição energética, a luta contra a poluição química de terras aráveis e uma renda decente para todos. Entrevista especial com Yann Moulier Boutang

    LER MAIS
  • Ibama vai liberar termoelétrica em região com crise hídrica no RS

    LER MAIS
  • Elon Musk: carro elétrico, bateria e o telhado solar

    LER MAIS
  • Energia – os cidadãos é que pagam o pato

    Produção por usinas termoelétricas aumenta a conta do consumidor e problemas ambientais. O artigo é de Washington Novaes, jor[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados