• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Carlos Rodrigues Brandão e o sonho da educação popular

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

12 Julho 2023

Autor de mais de cem livros, boa parte sobre educação popular e método Paulo Freire, Brandão deixa um legado inestimável para a construção de uma escola mais justa e igualitária.

A reportagem é de Ana Luísa D'Maschio, publicada por Porvir, 11-07-2023. 

“A educação não muda o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo.” A famosa frase, comumente atribuída a Paulo Freire (1921-1997), na verdade é de Carlos Rodrigues Brandão, educador carioca que morreu nesta terça-feira (11), aos 83 anos. Ele deixa dois filhos, três netos e uma vasta obra dedicada à educação popular.

Amigo de Freire, a frase a ele referenciada na verdade foi retirada de um depoimento no qual Brandão fazia alusão ao patrono da educação brasileira. “Paulo sabia bem que por conta própria a educação não muda o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo”, diz a mensagem original, publicada no livro “Paulo Freire, educar para transformar: fotobiografia”.

As carreiras de ambos se encontram em diferentes momentos. Brandão e Freire defendem a educação popular, pública e igualitária, voltada à humanização e à esperança. Brandão, que se definia como “poeta, antropólogo, educador e militante ativista da educação popular”, debruçou-se na obra freiriana e no método Paulo Freire em grande parte de sua obra composta por mais de cem títulos.

Psicólogo pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em antropologia pela Universidade de Brasília, doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo, fez seus estudos de pós-doutorado junto na Universidade de Perugia (Itália) e na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Professor universitário, também escreveu poesia, literatura e abordou temas como cultura e educação ambiental.

“Quando saí dos colégios entrei na universidade e nunca mais saí dela. Ainda como estudante, tornei-me um militante ativista junto a movimentos sociais, atuando principalmente através da educação popular. Percorri passo a passo o que costumamos chamar de ‘carreira universitária’. Em 2017, completei 50 anos de vida de professor”, escreveu Brandão, em seu blog “A partilha da vida”.

Brandão recebeu duas vezes o título de doutor honoris causa (pela Universidade Federal de Goiás e pela Universidad Nacional de Lujan, Argentina), além de ser professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Estadual de Campinas.

O educador popular Carlos Rodrigues Brandão faleceu nesta terça, 11. (Foto: Reprodução | blog "A Partilha da Vida")

São dele os livros “O que é método Paulo Freire”, “O que é educação”, “O que é educação popular” e “O que é folclore”, da Coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense. Famosos nos anos 1970 e 1980, os livretos de bolso explicam, em linguagem simples e direta, diferentes áreas do conhecimento.

Em um entrevista ao site Escolas Transformadoras, quando questionado sobre as mudanças na educação que reivindica, Brandão respondeu:

“Um conjunto de professores, professoras e profissionais dos mais diversos setores passam a reclamar pelos direitos dos educandos. O aluno não deve ir à escola para ser robotizado e devolvido como um número a mais na sociedade. Era preciso entender que cada um tem seus gostos, seus pendores. Era, e continua sendo, uma luta contra a repressão, o castigo e a repetição. Paulo Freire, por exemplo, reivindica o direito de o educando ser o agente cidadão de transformação de si, dos outros e do mundo que vive. Conheci escolas, como a Nossa Senhora do Carmo (na Paraíba), que atuam muito nesse sentido de proporcionar a transformação e criar novos espaços de vida, estimulando a criatividade. São exemplos concretos de que é possível gerar experiências que poderiam ser a base de uma nova educação.”

Em depoimento ao Instituto Paulo Freire, no qual atuava como consultor, Brandão avaliou as nuances da educação popular ao longo do tempo. “A educação popular criada no começo dos anos 1960, ainda que não tivesse esse nome e viesse a ter depois, ao invés de morrer e minguar como tantas outras experiências pedagógicas, se expande pela América Latina e por todo o mundo, mas com novas questões: território, ambiental, de gênero. Ninguém pensava em educação ambiental ou indígena nos anos 1960 e isso emerge. O que a educação popular faz? Inteligentemente, ao invés de rechaçar, abraça jovens, negros, índios, mulheres que vão entrando na cena das lutas populares. Tudo isso tem dimensão como educação popular.”

Leia mais

  • Carlos Rodrigues Brandão. In Memoriam. Tuitadas
  • Paulo Freire, a cultura e a educação. Artigo de Carlos Rodrigues Brandão
  • Paulo Freire na luta pela terra
  • A vida e a vida de Paulo Freire. Nota sobre o centenário
  • "Dialéctica y Libertad", relembrando Paulo Freire
  • Por que a extrema direita elegeu Paulo Freire seu inimigo
  • Paulo Freire. Cem anos de solidão pedagógica?
  • Por que celebrar o centenário de Paulo Freire?
  • Centenário de Paulo Freire: atualidade da sua última entrevista como horizonte para tempos extremos e incertos
  • Homenagem a Paulo Freire em seu centenário de nascimento
  • Itinerário de Paulo Freire: 100 anos de ensino sobre amorosidade e paciência pedagógica
  • Orações Inter-religiosas Declamadas | Poema Um, de Carlos Rodrigues Brandão
  • Orações Inter-religiosas Declamadas | Semear, Carlos Rodrigues Brandão
  • Orações Inter-religiosas Declamadas | Sonhar, Carlos Rodrigues Brandão
  • Orações Inter-religiosas Declamadas | Chegar, Carlos Rodrigues Brandão | Programa #10 |
  • Orações Inter-religiosas declamadas | Beber, Carlos Rodrigues Brandão | Programa #07 |

Notícias relacionadas

  • Ciclo de estudos e debates 'Trabalhadoras(es) do SUAS

    LER MAIS
  • Carlos Brandão na oração inter-religiosa desta semana

    LER MAIS
  • EUA. Desafio 'Ignatian Carbon Challenge' dá vida a 'Laudato Si' nas escolas católicas

    LER MAIS
  • Breves do Facebook

    Gustavo Gindre Em pequeno vídeo, Mino Carta entrega a estratégia lulista.Lula versus Bolsonaro, com uma vitória "inevitável" [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados