• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Os 95 anos de Gustavo Gutiérrez

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

12 Junho 2023

Talvez poucos se lembrem de seu nome, mas suas ideias sim: há mais de meio século, Gustavo Gutierrez escreveu o livro Teologia da libertação. No dia 8 de junho, o dominicano peruano completou 95 anos.

A reportagem é de Michael Jacquemain, publicada por Settimana News, 11-06-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

O sacerdote peruano Gustavo Gutierrez com seu livro Teologia da libertação publicado há cerca de 50 anos, tornou-se cofundador e aquele que deu nome à Teologia da Libertação. Olhando para trás, pode-se dizer que o livro do “padre dos pequeninos”, respeitado em todo o mundo, representa o fim do habitual intercâmbio unidirecional entre a Europa e o resto do mundo cristão.

De fato, pela primeira vez, desenvolveu-se um autêntico intercâmbio, porque, em nível local, uma prática e uma teologia independentes já haviam se estabelecido.

No centro de sua teologia está a "opção pelos pobres". A novidade é que, com tal abordagem, a fé cristã se enraíza na história, no aqui e agora voltada para os pobres, para as vítimas de sistemas ditatoriais ou oligárquicos, tanto de direita quanto de esquerda.

O teólogo Gutierrez não pretendia elaborar um conjunto de doutrinas e ideias, mas sim ajudar as pessoas simples do lugar a interpretar suas vidas no espírito do Evangelho. Trata-se - para usar uma expressão teológica - de ortopráxis e não de ortodoxia.

Seu percurso cultural

Na Europa, Gutierrez estudou medicina, arte, filosofia, psicologia em Lyon, Louvain, Roma e Paris e, finalmente, teologia, pois, com o tempo, amadureceu nele o desejo de se tornar padre. Ele só se tornou dominicano em 1999. Sua entrada na ordem coincide com os problemas levantados pelo ex-arcebispo de Lima, o ultraconservador Card. Juan Luis Cipriani Thorne, do Opus Dei.

Para Gutierrez era claro: era melhor encontrar proteção em uma ordem religiosa do que se submeter a Cipriani. O teólogo da libertação Gustavo Gutierrez e o então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, card. Gerhard Ludwig Müller, são amigos há muitos anos.

Apesar do chamado para lecionar em numerosas cátedras e das cerca de duas dezenas de doutorados Honoris causa obtidos em todo o mundo, incluindo as universidades de Tübingen e Freiburg, Gutierrez continuou voltando para sua cidade natal, Lima, vivendo nos bairros pobres, o que correspondia ao seu estilo de vida modesto e onde se sentia em casa. Seu trabalho científico andava de mãos dadas com a proximidade com a base.

Por mais empenhado que estivesse com a pesquisa teológica, gostava de estar com as pessoas das favelas. Para ele, a teologia vem “do coração da Igreja”, mas, ao mesmo tempo, deve ser sempre uma “resposta à realidade social”. A sua abordagem teológico-científica consiste em “refletir sobre a situação dos pobres e marginalizados” e, ao mesmo tempo, promover a práxis eclesial com base na realidade e no Evangelho.

Grande parte da população da América Latina já se encontrava empobrecida nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial. Gutierrez lidou com o problema muito cedo: "Como dizer aos pobres 'Deus te ama'? Essa é a pergunta mais importante para o nosso mundo hoje. Impossível responder. Mas faz parte da resposta viver com os pobres, tornar-se um deles”.

Sua obra vive na história

Gutierrez também admitiu seus erros. Quase 20 anos após a publicação de sua Teologia da libertação, publicou uma nova versão, em parte "revisada e corrigida", daquela obra-prima da literatura teológica mundial.

A Congregação para a Doutrina da Fé em Roma trabalhou por muito tempo em sua obra, mas no final não teve resultado. Também porque o ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal Gerhard Ludwig Müller apoiou o trabalho de Gutierrez de forma convicta e em Roma lutou decisivamente a seu favor.

No que diz respeito ao seu impacto na história, este homem, de estatura muito pequena e de feições marcadas, muitas vezes sorridente, é grande. Muito do que foi pensado e ensinado teologicamente nas últimas décadas está enraizado em seu pensamento sistemático.

Hoje Gutierrez mostra os sinais da idade. Ele tem dificuldade para andar. É cuidado e acompanhado no dia a dia por amigos em uma comunidade de base em Lima. Certamente não escreverá nenhum novo livro aos 95 anos. Ele já escreveu sua obra para a história.

Leia mais

  • Gustavo Gutierrez: servidor dos pequenos e teólogo da libertação. Artigo de José Oscar Beozzo
  • Gustavo Gutiérrez, pai da teologia da libertação
  • Congresso Continental de Teologia. Concílio Vaticano II e Teologia da Libertação em debate. Revista IHU On-Line, Nº. 404
  • Teologia da Libertação. Revista IHU On-Line, Nº. 214
  • Gustavo Gutierrez: servidor dos pequenos e teólogo da libertação. Cadernos Teologia Pública
  • A Igreja peruana exalta Gustavo Gutiérrez: “Ensinou-nos a ver a realidade com os olhos dos pobres”
  • “Pobres são aqueles que não têm o direito de ter direitos”: o Padre Gustavo Gutiérrez em conversa com Andrea Riccardi
  • O Vaticano levanta definitivamente o veto a Gustavo Gutiérrez
  • Gustavo Gutiérrez defende que se declare São Romero ''doutor da Igreja''
  • Aos 90 anos, mais um reconhecimento a Padre Gustavo Gutiérrez
  • Duas cartas em favor de Gustavo Gutiérrez
  • “O Papa é um ‘kairós’ que ninguém esperava, um grande dom”. Entrevista com Gustavo Gutiérrez
  • Gustavo Gutiérrez: “O compromisso com o pobre não pode evitar a denúncia das causas da pobreza”
  • Gustavo Gutiérrez: “Apenas quando formos amigos dos pobres, teremos nos comprometido com eles”
  • Compreender a pobreza. Artigo de Gustavo Gutiérrez
  • Gustavo Gutiérrez avalia atualidade da Teologia da Libertação e o papado de Francisco
  • “Teologia da Libertação em Tempos Excepcionais de Crise e Esperança”. Ameríndia apela à reflexão face à pandemia
  • Papa enaltece padre pioneiro da Teologia da Libertação argentina
  • Teologia da Libertação: o que significa no contexto atual?
  • A força dos pequenos: a Teologia da Libertação
  • Quarenta anos de "Jesus Cristo Libertador"
  • Não basta ser bom, há que ser misericordioso. Artigo de Leonardo Boff
  • Enquanto houver pobres, haverá Teologia da Libertação. Entrevista com Pablo Richard
  • O êxito das teologias da libertação e as teologias americanas contemporâneas.
  • Uma vida em meio ao pobre. Artigo de José Oscar Beozzo
  • A "Igreja em saída" de Bergoglio: adesões e resistências do clero brasileiro. Entrevista especial com Oscar Beozzo
  • Teologia da Libertação ou da Prosperidade? Artigo de Gianfranco Ravasi
  • O futuro da Teologia da Libertação
  • Teologia da Libertação e Teologia da Misericórdia

Notícias relacionadas

  • Operação Gutiérrez

    O "pai nobre" da Teologia da Libertação foi valorizado por ocasião de uma apresentação oficial do livro do Papa Ratzinger sob[...]

    LER MAIS
  • ''As mudanças climáticas são uma questão de fé'', afirma cardeal

    As mudanças climáticas são uma questão de fé, porque lidam com a criação de Deus e com a pobreza, disse o cardeal hondurenh[...]

    LER MAIS
  • Gustavo Gutiérrez, o pai da teologia da libertação

    Ele é um dos teólogos mais importantes do século XX. O dominicano peruano explica por que consagrou sua vida ao reencontro de D[...]

    LER MAIS
  • ''Deus meu, onde estás? Não ouves o clamor dos teus pobres''

    Quatro traços que podem resumir a contribuição teológica de Gustavo Gutiérrez. O problema das relações entre a libertação[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados