• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Carlos Pronzato lança o documentário “Novo Ensino Médio: um fracasso anunciado”

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

23 Mai 2023

Filme traz depoimento da viúva de Paulo Freire, Nita Freire, e do professor e pesquisador Daniel Cara.

A reportagem é publicada por Brasil de Fato, 22-05-2023.

O cineasta e diretor argentino radicado no Brasil há mais de 30 anos Carlos Pronzato acaba de lançar o documentário Novo Ensino Médio: um fracasso anunciado. O filme dá voz a estudantes, lideranças estudantis, professores e pesquisadores sobre a tragédia do novo ensino médio. Traz também entrevista com o professor e pesquisador Daniel Cara, que lidera a comissão de negociação com o Ministério de Educação, e Nita Freire, viúva de Paulo Freire.

O professor e pesquisador Daniel Cara em entrevista para o filme (Foto: divulgação)

O Novo Ensino Médio foi instituído pela lei federal 13.415 de 2017 durante o governo Temer e implementado no governo Bolsonaro, sem discussão com a sociedade. O modelo instaura uma nova organização curricular. Propagandeado como um sistema que aumenta a liberdade de escolha dos estudantes, os denominados “itinerários formativos” têm sido alvo de críticas por, na prática, fazerem justamente o contrário e impor disciplinas esdrúxulas no lugar de outras básicas.

“Aproveitando a suspensão provisória de dois meses do Projeto da Reforma do Ensino Médio decretada pelo governo em abril, decidi ir a São Paulo - onde já tinha realizado outros dois documentários sobre o tema Educação em anos anteriores sobre as ocupações de escolas e sobre o projeto de lei Escola sem Partido - para iniciar a produção de NEM (Novo Ensino Médio), um fracasso anunciado”, expõe Pronzato.

Para o cineasta, a proposta do governo atual de reformar o Ensino Médio, que surge de uma lei do governo Temer, e que começou a ser implementada no governo Bolsonaro, é letal para estudantes e professores.

“Não é possível que um governo de Frente Ampla que derrotou nas urnas um projeto ultra neoliberal admita a permanência de um projeto que destrói a já convalescente estrutura do Ensino Médio. E pior, trazendo para dentro das escolas, postulados privatistas de Fundações bilionárias como a Lemann. Tudo isso me espantou e por isso decidi abordar o tema. Facilitou o fato de já conhecer o terreno educativo de São Paulo, corpos docente e discente, pesquisadores e Sindicatos”, afirma.

Segundo ele, o objetivo principal foram dois: entrevistar o professor e pesquisador Daniel Cara, que lidera a comissão de negociação com o Ministério de Educação e voltar a entrevistar a Nita Freire, viúva de Paulo Freire. "Ambos objetivos foram bem sucedidos. A partir daí, desenvolvemos os principais motivos de rejeição ao NEM através de entrevistas a lideranças estudantis, sindicalistas e professores."

Pronzato acredita que o resultado foi positivo, com uma estrondosa recepção nas redes sociais desde sábado (20), quando foi lançado no seu canal de YouTube. "Será uma potente ferramenta para lutar contra essa Reforma. A partir desta segunda-feira (22) já começa a ser exibido em salas de aula do país inteiro."

Leia mais

  • Base Nacional Comum Curricular – O futuro da educação brasileira. Revista IHU On-Line, Nº 516
  • Novo Ensino Médio e as estranhas relações entre governo, fundações e associações empresariais. Entrevista especial com Daniel Cara
  • “Jair Messias Bolsonaro tirou o MEC da tomada e plugou na tomada da guerra cultural bolsonarista”. Entrevista especial com Daniel Cara
  • Revogaço, recuperação de aprendizagens e financiamento: as prioridades do GT da Educação. Entrevista com Daniel Cara
  • “A educação no Brasil só vai respirar quando Bolsonaro deixar a presidência”. Entrevista com Daniel Cara
  • O Novo Ensino Médio: Governo Lula e as comunidades educativas no centro dos processos de tomada de decisão. Entrevista especial com Roberto Rafael Dias da Silva
  • Entenda o que é o Novo Ensino Médio, alvo de protestos por revogação e tema polêmico no MEC
  • Oferta de merenda e saneamento básico interferem no rendimento escolar
  • Aula pública marca Dia Nacional pela Revogação do Novo Ensino Médio em Porto Alegre
  • CPT e MST lutam pela terra, por educação do campo e pelo fim do trabalho escravo. Artigo de Gilvander Moreira
  • Os perigos que ameaçam o governo do presidente Lula. Artigo de Jean Marc von der Weid
  • Após protestos contra o novo ensino médio, Santana anuncia volta do Fórum Nacional de Educação
  • MEC abre diálogo com professores e estudantes para debater o ‘Novo Ensino Médio’
  • Grupos privados aproveitam Novo Ensino Médio para avançar sobre a educação pública
  • Novo Ensino Médio esbarra no velho problema da falta de professores
  • Golpe na educação brasileira: reforma do Ensino Médio expõe interesses políticos
  • IHU Cast – A Contrarreforma do ensino médio e o (não) futuro dos jovens no Brasil
  • Fragmentação do ensino médio incentiva desigualdades
  • Em marcha, a Educação uberizada
  • Antirreforma do ensino médio
  • "Reforma do Ensino Médio é ataque frontal à docência"
  • "Reforma do Ensino Médio é um retorno piorado à década de 90"
  • Reforma do ensino médio representa uma regressão e uma traição aos jovens e ao país. Entrevista especial com Gaudêncio Frigotto
  • Reforma do ensino médio é uma contrareforma que aprofunda as desigualdades sociais. Entrevista especial com Lucas Pelissari
  • Ensino Médio: ‘A reforma é cruel com os estudantes porque cria uma ideia de que, se fizerem tudo certo, eles vão ter sucesso’
  • Livro didático sela guinada para o novo ensino médio

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Obedecer é mais fácil do que entender

    “Obediência é submissão e passividade: morte do pensamento. Daí a importância de uma escola que seja capaz de ensinar as m[...]

    LER MAIS
  • Falácias sobre o ajuste fiscal

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados