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Não largue o TikTok na Quaresma – pelo menos não neste ano

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22 Fevereiro 2022

 

O tradicional jornal estadunidense National Catholic Reporter se insere na rede social chinesa e dá dicas de como trabalhar o catolicismo progressista com jovens da geração TikTok.

 

A reportagem é de Heidi Schlumpf, publicada por National Catholic Reporter, 18-02-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Com a Quaresma em andamento, os católicos de todo lugar estão discernindo quais práticas de oração, jejum e caridade farão para o Tempo Quaresmal. Cada vez mais aparecem pessoas se abstendo das redes sociais, seja do Facebook, do Twitter ou do Instagram, ou de todas.

 

Eu argumentei anteriormente que, dado o bem que pode acontecer através das redes sociais, os católicos não devem se apressar em desisti delas durante a Quaresma. Mas isso foi antes da horda de trolls anônimos como tuiteiros católicos que insistem em "reargumentar" a cada dois meses que as mulheres não devem usar calças.

 

Ainda assim, vou encorajar as pessoas a não desistirem das redes sociais nesta Quaresma – mesmo porque o National Catholic Reporter vem expandindo as maneiras pelas quais podemos nos conectar com leitores e outras pessoas por meio da mídia social – e você perderá muito se tiver um passe para esses 40 dias.

 

Estou empolgada em anunciar que a NCR está agora no TikTok – sim, TikTok, a razão pela qual seus filhos ou netos podem ficar grudados em seus telefones por horas assistindo a vídeos curtos de pessoas dançando ou fazendo piadas e acrobacias bobas.

 

Não se preocupe: prometo que não vou dançar no TikTok. Mas você terá a chance de ver escritores, editores e outros funcionários da NCR em seu habitat natural, se quiser. Por exemplo, você poderá ver a Melissa Cedillo, do Projeto Católicos Latinos, em seu escritório em Washington, D.C.. Ou o editor de notícias Joshua McElwee caminhando para o trabalho em uma tempestade de neve. Ou conhecer o Bosco, cachorro da redatora Teresa Malcolm, e vê-lo ganhando um mimo no dia da festa de São João Bosco (ele é um cachorro muito fofo).

 

Mas o vídeo do TikTok do NCR que se tornou mais viral desde que abrimos nossa conta em novembro é mais substantivo. Compartilhamos a notícia de que o Papa Francisco havia dito aos pais que não condenassem seus filhos LGBTQIA+ – e até agora o vídeo, com uma vela acesa e um pouco de música, teve mais de 800 mil visualizações.

 

@ncronline In his weekly general audience on Jan. 26 Pope Francis told parents not to condemn children who have different sexual orientations, but to accompany them in their unique journeys. #popefrancis #lgbtq #gaycatholic #lgbtqcatholic #catholicparents ♬ Golden - Harry Styles

Outros vídeos do TikTok incluíram histórias sobre irmãs da publicação do suplemento Global Sisters Report, e atualizações do EarthBeat, a cobertura do NCR sobre a intersecção entre justiça climática e fé.

 

Embora a plataforma de mídia social seja enorme, com mais de um bilhão de usuários, estamos encontrando comunidades de católicos progressistas e outros interessados nas notícias, comentários e conteúdo espiritual do NCR.

 

No início desta semana, o NCR publicou um artigo sobre uma conferência online que atraiu quase 500 pessoas da comunidade “desconstrução” no TikTok, para conversas sobre raça, gênero e “libertar a fé da teologia abusiva”. Foi a nossa história mais lida esta semana. E, claro, fizemos um vídeo no TikTok sobre isso.

 

Por que estamos fazendo isso? Porque o National Catholic Reporter está comprometido em alcançar os católicos – especialmente os católicos mais jovens – onde eles estão, e as mídias sociais, incluindo o TikTok, estão onde estão.

 

 

Nossos assinantes da versão impressa são em geral da geração do Vaticano II e, embora nossos leitores online sejam mais jovens, acreditamos que as notícias e comentários independentes do NCR são algo que até mesmo os mais jovens podem se interessar e se beneficiar.

 

Reconhecemos os perigos das mídias sociais, que incluem desinformação, ciberbullying e um impacto negativo na autoestima das crianças, mas também reconhecemos que, se usado com responsabilidade, esse meio, como outros, como disse o Papa Francisco, pode “[abrir] o caminho para o diálogo, para o encontro, para ‘sorrisos’ e expressões de ternura”.

 

Colocar o NCR no TikTok é um sonho de longa data da editora-gerente Stephanie Yeagle. Depois que Shannon Evans se juntou a nós como nossa nova editora de mídia social no outono passado, ela e Yeagle decidiram fazer isso acontecer. Vocês também devem ter notado que Evans está compartilhando mais vídeos em nossas contas do Facebook e Instagram. No início desta semana, ela fez uma breve entrevista em vídeo com um membro de uma nova casa de trabalhadores católicos em Iowa. Vocês podem encontrá-lo em nossos stories do Instagram.

 

“O TikTok é um ótimo lugar para se conectar com leitores em potencial que podem não estar cientes da história de 58 anos de jornalismo independente do National Catholic Reporter”, disse Evans. “O público mais jovem, em particular, respondeu com entusiasmo ao descobrir a presença do jornalismo católico progressista em sua plataforma de mídia social favorita”.

 

Convido vocês a nos acompanharem no TikTok e em outras contas de mídia social: Facebook, Twitter e Instagram (o EarthBeat tem suas próprias páginas no Facebook, Twitter e Instagram). E se você ainda não escolheu uma prática quaresmal, considere nos dar uma olhada no TikTok. Você não precisa criar uma conta para ver nossos vídeos. E você pode achar isso espiritualmente edificante.

 

Leia mais

 

  • “Filhos pré-adolescentes e redes sociais digitais: caros pais, comportem-se assim”. Artigo de Alberto Pellai
  • Os caminhos do Senhor também passam pelas redes sociais. Artigo de Paolo Benanti e Sebastiano Maffettone
  • Youtubers ou inquisidores, profetismo ou difamação: desafios para a evangelização no universo cultural nas redes sociais
  • Católicos fazem 'jejum' de redes sociais na Quaresma
  • A paixão dos jovens pelas redes sociais pode ser clichê, mas para o Sínodo é real
  • A Igreja e o desafio das mídias sociais. Artigo de Antonio Spadaro
  • Papa: a internet é um recurso, não ao ciberbullying e aos discursos de ódio nas mídias sociais
  • Por que as mídias sociais irão moldar o “Concílio Vaticano III”
  • TikTok e K-Pop sabotaram evento eleitoral de Trump
  • Militarismo é nova onda no Tiktok

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