• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A sucessão de 2022 pós acordo Bolsonaro-Temer. Artigo de Carlos Eduardo Bellini Borenstein

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

17 Setembro 2021


"Mesmo que o acordo reduza momentaneamente as tensões na elite econômica, ele aumenta as incertezas para a sucessão presidencial de 2022".

O comentário é de Carlos Eduardo Bellini Borenstein, Cientista político formado pela ULBRA-RS. Possui MBA em Marketing Político, Comunicação e Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais pela Universidade Cândido Mendes, em artrigo publicado por Sul21, 15-09-2021.

 

Eis o artigo. 

 

Uma consequência ainda pouco avaliada do manifesto divulgado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, documento que teve o ex-presidente Michel Temer (MDB) como protagonista, envolve a sucessão de 2022. A proximidade entre Bolsonaro e Temer não é uma novidade. Temer é uma espécie de consultor informal de Bolsonaro desde 2019. Mais do que isso, Temer é o responsável pela “Ponte para o Futuro”, programa de viés reformista-liberal que balizou seu governo.

Conforme mostram as sucessivas reformas neoliberais em curso, que estão desmontando o modelo de Estado estabelecido pela Constituição de 1988, o programa conduzido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, é uma mistura de continuidade e aprofundamento da “Ponte para o Futuro” de Michel Temer.

Tal programa tem elite econômica como avalista. Não é por acaso que o pacto Bolsonaro/Temer, firmando após o arroubo golpista de Bolsonaro em 7 de setembro, gerou rapidamente uma expectativa positiva no mercado. Vale recordar que essa elite econômica, além de ter ficado muito entusiasmada com a gestão Temer até a eclosão do escândalo Joesley Batista, aderiu ao bolsonarismo na campanha de 2018.

Mesmo que o acordo Bolsonaro/Temer reduza momentaneamente as tensões na elite econômica, ele aumenta as incertezas para a sucessão presidencial de 2022. A queda nas projeções de crescimento do PIB combinado com o crescimento da inflação, desemprego e juros, além da possibilidade de um racionamento energético, fragilizam Bolsonaro para 2022.

No entanto, conforme mostraram as mobilizações realizadas em 7 de setembro, Bolsonaro conta com uma base social radicalizada que se alimenta do discurso antiestablishment. No entanto, esta narrativa caiu em contradição a partir do acordo que teve Temer como avalista. Ao pactuar com o establishment, Bolsonaro realizou uma brusca mudança, frustrando o chamado bolsonarismo raiz.

A confissão que o manifesto divulgado na semana passada foi escrito por Temer incomodou a base social bolsonarista de extrema-direita. Não bastasse isso, a crise social se aprofunda e parte dos agentes econômicos desconfia do recuo de Bolsonaro. Com Bolsonaro ainda mais fragilizado e a chamada terceira-via sem um nome nacional com viabilidade eleitoral, o grande beneficiado da atual conjuntura é o ex-presidente Lula (PT), que ganha terreno neste complexo jogo.

A anulação de suas condenações e a memória positiva que a população preserva do legado econômico e social do governo Lula fortalecem o ex-presidente para 2022. Porém, o campo progressista não deve ter ilusões. Além da construção da frente ampla ainda enfrentar obstáculos, o acordão entre Bolsonaro e Temer tendo o respaldo da elite econômica sugere que as resistências a Lula persistem.

Mesmo que as elites econômicas tenham ganhado tempo com o acordão Bolsonaro/Temer, Lula, ao priorizar temas como a retomada do crescimento econômico e a geração de empregos, é quem consegue se conectar com a agenda da opinião pública, por isso lidera com folga todas as pesquisas de intenção de voto. No outro lado do tabuleiro, ao menos por enquanto, inexistem alternativas eleitorais competitivas a Bolsonaro.

Embora o mais provável hoje seja a candidatura de Bolsonaro à reeleição, a possibilidade do presidente não ser candidato em 2022 não deve ser totalmente descartada, principalmente se as projeções negativas para a economia se confirmarem e o pacto articulado por Temer envolver a construção de um nome anti-Lula alternativo a Bolsonaro.

Esta articulação Bolsonaro/Temer tende a passar pelo aprofundamento da “Ponte para o Futuro”, programa que também conta com a simpatia da terceira-via. Porém, um candidato com uma plataforma econômica de cunho reformista-liberal dificilmente será eleitoralmente viável.

Este complexo jogo aumentará as tensões na classe dominante a medida em que o calendário eleitoral se aproximar, principalmente se os protagonistas do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que conquistaram o poder com Temer e respaldam o governo Bolsonaro, não encontrarem um candidato.

 

Leia mais

 

  • O acordão de Temer melou o impeachment. Voltamos ao dia 06-09-2021 – Frases do dia
  • ‘Terceira via’ só é viável tirando Bolsonaro do páreo, diz analista
  • A quarta margem do rio? Análise da política nacional por UniNômade
  • "A celebração do 7 de Setembro de 2022 será o réquiem da pátria, a terra do brasileiro expatriado". Algumas análises
  • Manifestações de 7 de setembro: Bolsonaro testa os limites do seu discurso de radicalização. Algumas análises
  • “Ponte para o futuro”: uma análise das consequências das 30 propostas do documento do PMDB
  • Temer e sua Ponte para o Passado
  • “A verdadeira eleição é a de 2022”, diz Marcos Coimbra
  • A terceira via não passa de uma miragem. Entrevista especial com Eduardo Sterzi
  • Brasil e um líder que se declara em desobediência civil. “Isso não é trivial” - Frases do dia
  • Adeus à reeleição? Artigo de Paulo Nogueira Batista Jr.
  • A crise se aprofunda. Um autogolpe pode agravá-la. Uma nova 'imaginação' é necessária. Entrevista especial com Luiz Werneck Vianna

Notícias relacionadas

  • Com traições na base aliada e críticas, Temer tem seus dias de Dilma

    Chamado de usurpador e golpista por parte seus opositores, o presidente interino Michel Temer (PMDB) fez algo que a presidente afa[...]

    LER MAIS
  • No Senado, Padilha diz que Desenvolvimento Agrário voltará a ser ministério

    O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi aplaudido hoje (11), ao dizer em audiência pública na Comissão de Agricultura do[...]

    LER MAIS
  • Frases do dia

    LER MAIS
  • Temer transfere ao PMDB uso de verbas contra a seca

    Na mesma semana em que começou a campanha eleitoral nos municípios brasileiros, o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) r[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados