Medidas de austeridade no Brasil podem aumentar mortes em menores de 5 anos, segundo estudos de pesquisadores da Fiocruz

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Mai 2018

Os resultados vêm de uma nova pesquisa, publicada na revista internacional PLOS Medicine e liderada por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da BahiaUFBA, da Fiocruz, do IPEA e do Imperial College de Londres.

A reportagem é de Agência de Notícias Fiocruz, publicada por EcoDebate, 24-05-2018.

Usando modelos matemáticos e estatísticos para simular resultados futuros, os pesquisadores verificaram que as taxas de mortalidade em menores de 5 anos poderiam ser 8,6% mais baixas até 2030 se os níveis de proteção social Programa Bolsa Família (PBF) e da Estratégia Saúde Família (ESF) fossem protegidos das medidas de austeridade fiscal atuais.

Até o momento há poucas evidências de como a crise econômica, as medidas de austeridade e a redução da cobertura de tais programas sociais podem afetar a saúde das crianças em países de renda média, como o Brasil.

Neste artigo os pesquisadores desenvolveram e validaram modelos matemáticos para medir os efeitos da crise econômica, pobreza, bem como o impacto dos cortes nesses dois programas na saúde infantil em todos os 5.507 municípios brasileiros para o período 2017-2030.

Além disso, suas simulações revelaram que a manutenção dos níveis de proteção social desses programas reduziriam as mortes evitáveis na infância em quase 20 mil e as hospitalizações evitáveis na infância até 124 mil entre 2017 e 2030, comparadas à austeridade. Também foi constatado que os municípios mais pobres do país seriam mais afetados.

O professor Christopher Millett, do Imperial College of London e autor do estudo, disse: “Está claro que esses programas têm um impacto altamente benéfico na saúde das crianças brasileiras. “Convidamos os formadores de políticas no Brasil para proteger a saúde e o bem-estar das crianças, revertendo as propostas de medidas de austeridade que afetam esses importantes programas sociais”.

O pesquisador da Fiocruz, Davide Rasella, que liderou o estudo, acrescentou: “Nosso estudo sugere que a redução da cobertura de programas de alívio da pobreza e de cuidados primários podem resultar em um número substancial de mortes e hospitalizações na infância evitáveis no Brasil. Essas medidas de austeridade terão um impacto desproporcional sobre a mortalidade em menores de 5 anos nos municípios mais pobres, impedindo avanços importantes feitos no Brasil para reduzir a desigualdade na saúde infantil nos últimos anos”.

Referência:

Rasella D, Basu S, Hone T, Paes-Sousa R, Ocke´-Reis CO, Millett C (2018)
Child morbidity and mortality associated with alternative policy responses to the economic crisis in Brazil: A nationwide microsimulation study.
PLoS Med 15 (5): e1002570. https://doi.org/10.1371/journal.
pmed.1002570
https://agencia.fiocruz.br/sites/agencia.fiocruz.br/files/u34/pmed.1002570_1_revised_0.pdf 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Medidas de austeridade no Brasil podem aumentar mortes em menores de 5 anos, segundo estudos de pesquisadores da Fiocruz - Instituto Humanitas Unisinos - IHU