Convocação para instituições jesuítas abandonarem investimentos em combustíveis fósseis

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Para a professora e pesquisadora, o momento dos festejos natalinos implicam a escolha radical pelo amor, o único caminho possível para o respeito e a fraternidade

    A nossa riqueza tem várias cores, várias rezas, vários mitos, várias danças. Entrevista especial Aglaé Fontes

    LER MAIS
  • Frente às sociedades tecnocientífcas mediadas por telas e símbolos importados do Norte Global, o chamado à ancestralidade e ao corpo presente

    O encontro do povo com o cosmo. O Natal sob o olhar das tradições populares. Entrevista especial com Lourdes Macena

    LER MAIS
  • Diante um mundo ferido, nasce Jesus para renovar o nosso compromisso com os excluídos. IHUCast especial de Natal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

30 Junho 2018

Decisões de investimento podem ajudar a combater a mudança climática, diz ativista ambiental.

A reportagem é de Jesuit Asia Pacific Conference, publicada por La Croix International, 29-06-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen.

Instituições jesuítas devem retirar os investimentos da indústria de combustíveis fósseis, de acordo com o ativista ambiental padre Pedro Walpole. Ele é o coordenador do Ecology and Jesuits in Communication (Ecojesuit) e diretor de pesquisas do Instituto de Ciência Ambiental para a Mudança Social nas Filipinas.

Em um vídeo produzido pela Ecojesuit, o padre Walpole salienta que a mudança climática, como é evidenciada por fenômenos meteorológicos extremos, tais como tufões, requer medidas imediatas para conter o uso de combustíveis fósseis.

Padre Walpole disse que a mineração destes e de outros recursos resultou na destruição de inúmeras comunidades indígenas ao redor do mundo.

"Nós precisamos abrir mão de nossos investimentos institucionais para incentivar a propagação de energia verde."

A Província Jesuíta da Austrália se comprometeu em junho do ano passado a desinvestir em combustíveis fósseis e continuar os investimentos em fazendas eólicas e em energia solar.

Assista ao vídeo produzido pela Ecojesuit em inglês:

* Ecojesuit é uma plataforma online, lançada pelo Centro Social Europeu dos jesuítas e a Conferência Jesuíta Ásia-Pacífico para promover o trabalho em rede e colaboração ecológica global.

Leia mais