• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa Francisco e o elogio das figuras punidas pela hierarquia

Papa Francisco reza junto ao túmulo do Pe. Milani | Foto: L'Osservatore Romano

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

21 Março 2018

Continua sem parar a oração do Papa Francisco junto aos túmulos das testemunhas incômodas do nosso tempo, figuras que, apesar de terem servido e glorificado a Igreja, em vida foram objeto de medidas disciplinares, de “castigos” judiciais, até mesmo de afastamentos dos sacramentos e da pregação pública, para depois serem reabilitados post mortem e apontados como exemplo de santidade cristã.

A reportagem é de Orazio La Rocca, publicada por Il Tirreno, 18-03-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

De São Padre Pio – venerado nesse sábado, 17, pelo pontífice em Pietrelcina e em San Giovanni Rotondo – ao Pe. Tonino Bello e ao Pe. Zeno Saltini (a quem Bergoglio visitará no próximo mês), depois que, no ano passado, ele fez uma peregrinação semelhante, de surpresa, a dois sacerdotes populares como o Pe. Lorenzo Milani e o Pe. Primo Mazzolari, punidos pelas hierarquias eclesiais do seu tempo, mas a quem Francisco definiu como “profetas que, com seus testemunhos e sua clarividência, anteciparam linhas pastorais que só mais tarde teriam sido apreciadas e promovidas”.

Continua a peregrinação bergogliana ao longo da simbólica Via Sacra pontilhada de figuras emblemáticas que, no século passado, tornaram a Igreja mais próxima das pessoas, aquela Igreja “hospital de campanha após uma batalha” desejada por Francisco, eleito há cinco anos.

No último sábado, Francisco “encontrou-se” pela segunda vez com São Padre Pio. A primeira vez foi no dia 6 de fevereiro de 2016, na Praça de São Pedro, em pleno Jubileu da Misericórdia, quando os restos mortais do santo foram expostos aos peregrinos. E, sempre com palavras e elogios a anos-luz de distância das medidas disciplinares às quais as autoridades eclesiásticas submeteram o Padre Pio, proibindo-o durante anos de celebrar a missa em público, de confessar e de dispensar os sacramentos. Uma verdadeira “reclusão” que o frade aceitou em plena obediência, até a completa liberalização, que culminou com a ascensão aos altares com a canonização proclamada por João Paulo II. Francisco não ficou atrás, indicando São Padre Pio como “modelo de santidade do nosso tempo”.

O Papa Bergoglio proferiu elogios semelhantes no ano passado, em janeiro, quando foi rezar sobre os túmulos dos padres Mazzolari e Milani. O Pe. Milani, “exilado” na perdida igrejinha de Barbiana, onde teve a profética clarividência de fundar uma escola para os filhos das famílias pobres do lugar. O Pe. Mazzolari, forçado também ele ao silêncio e ao isolamento por ter “ousado” defender em voz alta os direitos dos trabalhadores e desempregados.

Feridas que os dois sacerdotes aceitaram em plena obediência e sempre a serviço da Igreja. Com aquela visita, o Papa Francisco pediu-lhes publicamente “desculpas”, elevando-os a exemplo para todo o universo católico e toda a sociedade civil.

Entre abril e maio próximos, ele fará o mesmo com outras três figuras-símbolo que deixaram marcas indeléveis na Igreja e na sociedade: o Mons. Bello, a 25 anos de sua morte, uma vida gasta a serviço do diálogo e do encontro das pessoas, seja como sacerdote, seja como bispo e, em particular, como presidente da Pax Cristi, instituição eclesial dedicada à promoção da paz universal sem compromissos, à condenação dos armamentos e de todas as guerras.

O Pe. Zeno Saltini, pai fundador da Comunidade de Nomadelfia, em Grosseto, que, a 37 anos de seu falecimento (ele morreu em 1981, aos 81 anos de idade), continua sendo um guia moral e espiritual seguro para aqueles (homens, mulheres, crianças) que encontraram na sua instituição uma razão para viver, ajuda concreta, força para seguir em frente.

A vida de Chiara Lubich (falecida em 2008, aos 88 anos de idade), fundadora do Movimento dos Focolares, firme defensora da promoção da família e do diálogo ecumênico, despreocupada também ela com desconfianças e incompreensões – até mesmo entre as instituições eclesiais – que tentaram impedir seu caminho, mas sem detê-la.

Chiara Lubich, Pe. Milani, Pe. Mazzolari, Pe. Tonino Bello, Pe. Zeno Saltini, São Padre Pio: figuras muito populares, embora muito diferentes em termos de carisma, caráter e escolhas pastorais, que Bergoglio sempre levou em grande consideração, por serem modelos daquela Igreja “em saída”, tão cara para ele.

Leia mais

  • O respeito ao Papa como limite às críticas. Entrevista com Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares
  • Francisco visitará o túmulo de Samuel Ruiz em Chiapas
  • Papa Francisco rezou no túmulo do "Bispo dos pobres"
  • Lorenzo Milani, bastidores de um processo
  • O Papa reabilita sacerdotes incômodos
  • O Papa visitará os túmulos de dois padres que lutaram contra as injustiças"Deus nos ajude a não ignorar novamente os profetas como padre Mazzolari"
  • A vingança de Mazzolari, o padre dos pobres banido pela Igreja, mas amado por Francisco
  • Chiara Lubich, andamento à causa de beatificação
  • Giro vaticano: papa e Islã, a Rainha, uma lenda polonesa e o Padre Pio

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Padre Arrupe, herói em Hiroshima. O relato de García Márquez

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados