Dois Raonis e uma floresta

Cacique Raoni | Foto: Pedro Biondi - Flickr

Mais Lidos

  • Quatro grandes grupos não homogêneos se destacam no cenário interno. Entretanto, suas articulações nesse ambiente repressivo estão ainda mais impactadas frente ao conflito deflagrado por Israel e EUA, cuja reação iraniana foi subestimada

    Movimentos sociais no Irã: protagonismo na resistência à política imperialista mundial. Entrevista especial com Camila Hirt Munareto

    LER MAIS
  • A ameaça de Trump: "O Irã precisa aceitar o plano dos EUA ou eu o destruirei da noite para o dia"

    LER MAIS
  • A IA não é nem inteligente, nem artificial. Intenções humanas, extrativismo e o poder por trás das máquinas

    Parasita digital (IA): a pirataria dos saberes que destrói recursos naturais alimentada por grandes data centers. Entrevista especial com Miguel Nicolelis

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

28 Fevereiro 2018

Lendário chefe kayapó conversa com pesquisador da UFMG sobre a importância de proteger a Amazônia e sobre o que o conhecimento indígena e o conhecimento científico podem ensinar um ao outro.

A reportagem é publicada por Observatório do Clima, 27-02-2018.

Dois xarás se juntaram no fim do ano passado para falar sobre Amazônia. Em comum (além, claro, do nome) eles têm o fato de que dedicam suas vidas à floresta, mas de formas bem diferentes: Raoni Metuktire, o lendário chefe kayapó, roda o mundo há mais de três décadas alertando para o desmatamento e as violações dos direitos dos povos indígenas. Raoni Rajão, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, avalia políticas públicas de combate ao desmatamento.

O encontro, promovido pelo OC, aconteceu numa cafeteria do World Conference Center, em Bonn, Alemanha, durante a COP23, a conferência do clima de Fiji. Ele resultou neste vídeo:

 

Leia mais