Stanley Bates, professor e filósofo, faleceu. Esteve no IHU em 2017

Foto: IHU

Mais Lidos

  • Nova carta apostólica do Papa Leão é publicada

    LER MAIS
  • Esquerda vai às ruas no domingo (14) contra PL da Dosimetria, que beneficia golpistas do 8 de janeiro; veja lista de atos

    LER MAIS
  • Françoise Vergès está convencida de que quando a cultura está viva tem o poder de tecer solidariedades transfronteiriças. E é precisamente aí que o feminismo decolonial pode prosperar

    “A força da resistência está na imaginação”. Entrevista com Françoise Vergès

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Eduardo Vicentini de Medeiros | 11 Janeiro 2018

É com grande pesar que recebemos a notícia de falecimento do Professor Stanley Bates em 10 de Dezembro de 2017, aos 77 anos de idade, no estado norte-americano de Vermont.

A nota foi elaborada pelo Prof. Dr. Eduardo Vicentini de Medeiros, que leciona no PPG em Filosofia da Unisinos.

Professor Bates fez sua graduação em filosofia no Dartmouth College em Hanover, nos Estados Unidos, Mestrado em Oxford, na Inglaterra e Doutorado em Harvard, também em filosofia. Foi professor emérito da Universidade de Middlebury onde ingressou em 1971. Mesmo após sua aposentadoria em 2008, continuou lecionando e orientando seus alunos nos temas e autores que lhe foram caros durante toda sua prestigiosa vida acadêmica, em especial Wittgenstein, Kant e Nietzsche.

Publicou mais de 60 artigos e capítulos de livros. Atuou como consultor e parecerista para editoras universitárias do calibre de Yale, Princeton, Harvard, Chicago, Cornell e Cambridge.

Tivemos a honra e a satisfação de contar com a presença do Professor Bates no VII Colóquio Internacional IHU “Caminhando e Desobedecendo: Thoreau 200 anos” em Agosto de 2017. Sua participação neste evento, com a conferência “Perfeccionismo Moral e Desobediência”, foi sua última conferência pública e pode ser acessada aqui:

 

Leia mais