Igreja boliviana diz que a lei sobre o TIPNIS é uma colonização

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

19 Agosto 2017

Dom Aurelio Pesoa, secretário geral da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), manifestou que a lei que anula a intangibilidade do Território Indígena Parque Nacional Isiboro Secure (TIPNIS) é uma colonização e que não é contra o desenvolvimento das comunidades indígenas, mas considera que a atual estrada não está a serviço de tal desenvolvimento.

A reportagem é publicada por Iglesia Viva, 17-08-2017. A tradução é do Cepat.

Nova lei sobre o TIPNIS

É preciso chamar o que está acontecendo com a lei promulgada recentemente, que anula a Lei 180, que declarava a intangibilidade desse território, pelo seu nome: é uma colonização.

Deve ser chamado assim, já que a estrada programada, em seu atual desenho, não está a serviço das necessidades de desenvolvimento das comunidades originárias do lugar. É uma estrada que corresponde aos interesses econômicos de diversas índoles, interesses de fora do território das comunidades indígenas do lugar.

Não se trata de uma estrada que o TIPNIS necessita para o seu desenvolvimento integral. Como Igreja não somos contra o desenvolvimento das comunidades indígenas, como se disse, mas, ao contrário, esse desenvolvimento deve ser programado pelas próprias comunidades de acordo com suas próprias necessidades. O TIPNIS, conforme expressaram suas comunidades e os técnicos que estudaram o assunto, precisa melhorar suas vias de comunicação, também o acesso à educação e à saúde, a saída de seus produtos, mas o atual desenho da estrada não está a serviço deste desenvolvimento.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Igreja boliviana diz que a lei sobre o TIPNIS é uma colonização - Instituto Humanitas Unisinos - IHU