Ibama e Santo Antônio suspendem audiências públicas por conta de protestos

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

18 Agosto 2016

As duas audiências públicas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e pela Santo Antônio Energia para discutir a elevação do nível do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio foram suspensas logo após o início, por conta dos protestos do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A primeira foi ocorreu na noite de sexta-feira, em Jacy-Paraná, e a outra na manhã deste sábado (13) em Porto Velho. O superintende do Ibama em Rondônia, Renê Luiz, abriu as discussões, mas interrompeu logo depois por conta das manifestações. Moradores do Bairro Triângulo também protestaram no local.

A reportagem foi publicada por Rondoniaagora, 16-08-2016.

O líder do MAB, João Dutra, disse que a Santo Antônio Energia estaria irregular perante os órgãos que regularam a obra e que os critérios do plano básico ambiental não estão sendo cumpridos. “A Santo Antônio não vem cumprindo com o licenciamento ambiental, o programa de remanejamento de pessoas atingidas, programa de atividade pesqueira e entre outros. O Ibama impõe que eles tratem os atingidos conforme os critérios do Plano Básico ambiental, só que quando a empresa vai na comunidade ela diz para as famílias que eles tem somente o direito de indenização, porque assim diminui o custo da empresa e isso nós não aceitamos porque muitas famílias vivem da terra, se receberem somente o dinheiro eles não vão ter como sobreviver igual viviam antigamente”, desabafa.

A integrante da Associação das Famílias Tradicionais do Bairro Triângulo, Arasi Silva é contra o aumento da cota. Segundo ela depois da alagação que afetou as casas, o bairro está desmoronando e as autoridades responsáveis por indenizar os moradores não compareceram até a comunidade para dar algum parecer sobre as indenizações. “Até hoje não apareceu ninguém para falar cobre nossas indenizações. A minha casa está abandonada, completamente deteriorada, não tem condições alguma de morar ali”, contou.

A elevação do nível da água 80 centímetros é, segundo a Santo Antônio Energia, por conta das seis turbinas a mais que devem produzir energia exclusivamente para Rondônia e Acre, o que possibilitará que tenha uma maior estabilidade energética na região e que as situações de blecautes nos estados sejam diminuídas.

O diretor de operações da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer, afirma que todas as determinações do processo de licenciamento estão sendo cumpridas e que o Ibama vem acompanhado rigorosamente todos os processos licitatórios. “A santo Antônio enfatiza que vem cumprindo rigorosamente todas as determinações do processo de licenciamento e o Ibama é o órgão que faz essa gestão e acompanha todo esse processo” afirma.

As seis unidades geradoras devem entrar em operação definitiva em novembro, e Dimas Maintinguer garante que o impacto ambiental é mínimo, por serem apenas 80 centímetros de elevação e as áreas rurais que serão afetadas já são atingidas pelas inundações.

As áreas que serão afetadas pela cota são de 75 quilômetros quadrados que equivale em torno de 15% da área total de lagos existente hoje. Concluindo este processo, o Ibama irá dará o parecer que autoriza elevar a cota de 80 centímetros e possibilitar a entrada das unidades em processo de operação comercial.

Leia mais...

Sem licença, aumento da cota de Santo Antônio pode causar uma nova tragédia de Mariana em Porto Velho

UHE Santo Antônio chama de irresponsável comparação com Mariana

A reprimarização da economia brasileira e a PEC 65: um retrocesso que nos leva de volta à década de 1970. Entrevista especial com Eduardo Luis Ruppenthal

Pesquisador denuncia expansão do reservatório de Jirau via monitoramento por satélite

Um erro chamado de hidrelétrica

UHE Santo Antônio já é a terceira maior produtora de energia elétrica do Brasil

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ibama e Santo Antônio suspendem audiências públicas por conta de protestos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU