8.607 casos de Aids no Vale do Sinos

Mais Lidos

  • O Apocalipse não é o fim do mundo, mas a salvação do cristão. Artigo de Enzo Bianchi

    LER MAIS
  • Primeira encíclica do Papa Leão XIV reforça o conceito de dignidade ontológica absoluta, denuncia a não neutralidade tecnológica e concentração privada do poder digital e chega a um público que os documentos jurídicos não alcançam, diz advogado e pesquisador da área do Direito

    Magnifica Humanitas: “Uma leitura que nenhum documento governamental teria facilidade de fazer com franqueza”. Entrevista especial com Marcelo Chiavassa

    LER MAIS
  • Veja o que pode mudar após Câmara aprovar fim da escala 6x1

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

03 Dezembro 2012

A luta contra Aids é lembrada em todo o mundo no dia primeiro de dezembro. Combater o vírus HIV também compõe a lista dos Objetivos do Milênio - ODMs traçado pela Organização das Nações Unidas ONU é o sexto, junto ao combate a malária e outras doenças. 

Ano passado houve um aumento de quatro mil novos registros de casos de Aids no Rio Grande do Sul, sendo assim o estado com maior incidência do país. No ranking de taxa de incidência, a cada 100 mil habitantes, de casos notificados neste mesmo período em municípios com mais de cinquenta mil habitantes, encontram-se três municípios da região do Vale do Rio dos Sinos entre os oito primeiros.

Canoas aparece em terceiro, com taxa de 77,8 casos a cada cem mil habitantes. Entre os anos de 1986 a 2011 houveram 2.653 casos diagnosticados. Sapucaia do Sul aparece em quinto e São Leopoldo em sétimo no ranking, 908 e 2.194 casos respectivamente em cada município até 2011.

Três municípios da região registram menos de cinquenta casos de AIDS entre eles o menor município da região do Vale, Araricá, teve, entre 2003 e 2011 onze casos diagnosticados. Nova Hartz e Dois Irmãos registram 18 e 33 casos respectivamente.