Líder indígena Guarani Mbya é encontrado morto na Lagoa dos Patos, no RS

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

10 Outubro 2013

Fonte: http://bit.ly/162ptK0

Causas da morte são desconhecidas; terra reivindicada pela comunidade passou a ser visitada por fazendeiros que pressionam para que os indígenas se mudem para a ilha.

A informação é publicada pelo Cimi, 09-10-2013.

Inácio Lopes, líder político e religioso Guarani Mbya, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (8) boiando na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, próximo a uma ilha onde habitam algumas famílias do povo Guarani Mbya, no município de Palmares do Sul.

A referida ilha vem sendo oferecida à comunidade Guarani Mbya por fazendeiros do município de Capivari do Sul, como alternativa à terra reivindicada pela comunidade indígena. A Funai iniciou os estudos de identificação e delimitação da Terra Capivari e desde então a comunidade passou a ser visitada por representantes dos fazendeiros que pressionam para que eles se mudem para a ilha.

Inácio se destacou, ao longo dos últimos anos, por sua liderança junto à Comissão de Terra Guarani, posteriormente denominada de Conselho de Articulação do Povo Guarani-CAPG. Colaborou decisivamente para a rearticulação das comunidades acampadas à beira de estradas e afetadas pelas duplicações das rodovias. Inácio também foi cacique da Terra Passo Grande, área que está em estudo de identificação e delimitação pela Funai.

[...] Os Guarani Mbyá sentem a perda dessa importante liderança política e religiosa, que há muito vinha lutando em defesa dos direitos de sua comunidade, e colaborando para restabelecer as condições de vida digna para todos.

Que sentimentos esta notícia provocou em você?

O texto bíblico a seguir pode lhe iluminar.

Leia-o e deixe que ele ecoe em você.

Eu clamo a ti, porque me respondes, ó Deus!
Inclina-me teu ouvido, ouve a minha palavra,

manifesta a maravilha do teu amor,
tu que dos agressores salvas a quem se refugia à tua direita.

Guarda-me como a pupila dos olhos,
esconde-me à sombra de tuas asas,

longe dos injustos que me oprimem,
dos inimigos mortais que me cercam.

Parecem leão ávido de presa,
um filhote de leão agachado no covil.

Levanta-te, Javé! Enfrenta-os! Derruba-os!
Que tua espada me liberte do injusto.
(Sl 17, 6-9.12-13)

Com confiança faça uma oração com o que sentiu.

Se quiser, pode escrever sua prece e enviá-la, para que outros possam rezar junto pelo site.

Mande sua mensagem pelo formulário abaixo: