• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Melhoria da eficiência energética e gestão de resíduos são as práticas mais utilizadas por empresas brasileiras

Mais Lidos

  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"

    LER MAIS
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi

    LER MAIS
  • Prevost, o Papa 'peruano': missionário e político

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

02 Outubro 2014

Pesquisa realizada pela Grant Thornton com 2.500 empresas em 34 economias mostra que a postura social e ambientalmente sustentável gera, além de uma boa imagem pública, retorno financeiro. Por meio da análise dos dados do IBR (International Business Report), nota-se que um número crescente de empresas passa a produzir relatórios de sustentabilidade que acompanham e complementam o financeiro.

A reportagem foi publicada por Envolverde/IPS, 30-09-2014.

No Brasil, 300 empresas participaram da pesquisa e os resultados mostram que a melhoria da eficiência energética e gestão de resíduos são as práticas mais usuais (48%), seguidas por criação de produtos e serviços que reduzem impacto ambiental (46%), doações para organizações de caridade (42%), realização de due diligence para medir impacto do negócio sobre direitos humanos (27%) e cálculo da pegada de carbono (22%).

Quando perguntados sobre as motivações para implantar mais ações de responsabilidade social, a maioria dos empresários brasileiros afirma que a principal é o senso de moralidade e de ajuda ao próximo e meio ambiente (83%). Em segundo lugar está a gestão de custos (80%), seguida por demanda do cliente (72%), atratividade para recrutar e reter bons profissionais (69%), isenção fiscal (65%), pressão do governo (57%) e relações com investidores (44%).

Globalmente, a práticas mais comuns são doações para causas sociais (68%), participação em atividades comunitárias (65%) e gestão de resíduos e eficiência energética (65%). Já entre as motivações a gestão de custos é predominante : 67% do total de respondentes, 77% na América Latina e 76% na América do Norte. A segunda principal causa é a demanda de cliente / consumidor (64%), seguido por “porque é a coisa certa a se fazer” (62%).

De acordo com Luciano Bordon, sócio de Advisory da Grant Thornton Brasil, “Credenciais sociais e ambientais fortes também contribuem para ganhar a lealdade do cliente e melhorar a reputação, algo cada vez mais importante com o surgimento dos meios de comunicação social. Vivemos em um mundo cada vez mais digital, as empresas e marcas estão sujeitas a receber feedback imediato do cliente imediato, por isso empresas que lucram enquanto meio ambiente e população local são prejudicados, irão sentir muito rápido um queda na demanda por seus produtos ou serviços”.

Em relação aos direitos das crianças, 59% dos empresários brasileiros se dizem cientes e apenas 5% desconhecem os totalmente os princípios. Além disso, quase metade das empresas pesquisadas já produzem relatórios de sustentabilidade (49%), sendo que 33% pretendem reportar externamente nos próximos 5 anos e 77% acreditam que o relatório de sustentabilidade deve integrar o financeiro.

“Os relatórios integrados podem desempenhar um papel importante no sentido de incentivar as empresas a demonstrarem não apenas desempenho financeiro, mas também no contexto social, ambiental e econômico. É mais completo porque não se limita a oferecer apenas uma avaliação do seu modelo operacional, proporciona uma visão mais ampla e que atende melhor às necessidades dos investidores e outros interessados”, afirma Luciano Bordon da Grant Thornton Brasil.

Acesse a pesquisa completa (inglês) aqui.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados