• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Pesquisa avalia relação entre a escolha pelo carro particular e a qualidade do transporte público

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

10 Julho 2014

Alessandro Rodrigues sofre com o trânsito diário para chegar ao trabalho. Morador do Riacho Fundo I, o assistente administrativo da UnB precisa sair de casa às 6h30 para iniciar a jornada às 8h. A demora no trajeto de 27 km é consequência do tráfego congestionado das grandes cidades.

A reportagem é de Ádlia Tavares, publicada por Secretaria de Comunicação da UnB/UnB Agência, 09-07-2014.

No Brasil, a estimativa é de que um a cada quatro habitantes possua automóvel. A proporção é maior em Brasília, onde existe um carro particular para cada dois habitantes.

O servidor público prefere o automóvel ao ônibus, mesmo já tendo ouvido falar que o coletivo é mais rápido. “É uma questão de comodidade”, diz Alessandro. Para o psicólogo e pesquisador Fábio de Cristo, a opção dos brasileiros pelo carro próprio é uma questão de hábito. “O uso do automóvel pode ser considerado um automatismo que não passa pelo crivo do usuário”, explica ele, que se dedica a estudos sobre comportamento no trânsito.

Mas, se o brasileiro não reflete sobre a iniciativa de usar o automóvel, por que as estradas, ruas e rodovias do Brasil estão cada vez mais cheias? Para Fábio de Cristo, esse é um reflexo do incentivo exagerado ao consumo de carros particulares, com a redução do IPI, por exemplo. “Um dos princípios da política nacional de trânsito é o estimulo ao uso de transporte coletivo. No entanto, o Brasil negligencia essa diretriz em detrimento de estratégias econômicas”, afirma.

O psicólogo defende uma estratégia oposta a tomada pelos governantes. “É preciso tomar medidas de impacto, que dificultem o acesso ao transporte particular, para que as pessoas passem a deliberar sobre a melhor opção para mobilidade urbana”, garante. Nessa expectativa, Fábio aponta a cobrança em estacionamentos públicos como uma das medidas para a contenção do crescimento das frotas de automóveis do país.

“Se o indivíduo constata que andar de carro é mais difícil, ele poderá voltar a deliberar e escolher usar o ônibus”, avalia. Nesse ponto, o especialista afirma que será necessário que o cidadão, ao tomar a decisão de utilizar o transporte coletivo, encontre um sistema público de qualidade.

“Senão ele voltará a usar o carro ou poderão acontecer consequências psicológicas, como sentimento de injustiça, sofrimento e revolta”.

Fábio de Cristo realizou uma tese de doutoramento orientado pelo professor Hartmut Gunther, do Instituto de Psicologia da UnB, e durante quatro anos entrevistou centenas de brasileiros, de diferentes estados do país, sobre comportamento no trânsito. O pesquisador desenvolveu o estudo “O hábito de usar automóvel tem relação com o transporte coletivo ruim?”, em que explica comportamentos e aponta contribuições para a questão da mobilidade urbana no país.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados