• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Aulas anti-homofobia. Entrevista com Micaela Ricciardi

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

24 Junho 2015

"Ninguém quer substituir um modelo de família por outro, nem impor 'ideologias'. Mas a escola deve educar ao respeito pelas diferenças para evitar as discriminações que, infelizmente, são uma realidade."

Micaela Ricciardi, diretora do histórico liceu clássico Giulio Cesare, de Roma, explica assim o sentido dos projetos que a escola empreendeu contra a homofobia.

A reportagem é de Sara Grattoggi, publicada no jornal La Repubblica, 22-06-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis a entrevista.

Que tipo de iniciativas vocês tiveram?

Essencialmente, projetos contra as discriminações, de qualquer tipo, e contra a violência contra as mulheres, com o "Telefone Rosa". Durante as assembleias deste ano, a pedido dos estudantes, abordamos particularmente a questão das discriminações de gênero, com o debate entre posições diferentes: por exemplo, acolhemos em um mesmo encontro representantes do Arcigay [associação gay italiana] e do movimento "Manif pour tous".

No passado, no entanto, algumas iniciativas da escola causaram polêmica. No ano passado, duas associações pró-vida chegaram a denunciar vocês por terem proposto aos alunos do quinto ano o romance Sei come sei [És como és], de Melania Mazzucco, em que havia um trecho que relatava uma relação oral homossexual.

Sim. E eu lembro, porém, que, naquela ocasião, quem defendeu os professores foi a própria ministra da Educação, Stefania Giannini, certificando como a leitura – proposta e não imposta – fazia parte de um projeto mais amplo contra as discriminações.

Por que, na sua opinião, são temas que a escola não pode ignorar?

Porque fazem parte da vida dos jovens e da atualidade. Cada vez mais frequentemente, acontece que alunos de 15 ou 16 anos "saem do armário" em sala de aula. E a escola não pode fingir que nada aconteceu, mas deve trabalhar para educar ao respeito, combater os estereótipos e evitar eventuais fenômenos de discriminação ou de bullying.

Veja também:

  • Todas as possibilidades de gênero. Novas identidades, contradições e desafios. Revista IHU On-Line, no. 463

  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados