4% dos trabalhadores admitidos no Vale do Sinos em 2014 possuíam ensino superior

• Segunda, 23 de Fevereiro de 2015

Na região do Vale do Rio dos Sinos houve uma redução no mercado formal de trabalho em 2014, com o fechamento de 5.168 postos de trabalho. Os setores identificados como Indústrias de transformação foram os que apresentaram o maior saldo negativo na região, com 6.170 vínculos empregatícios, seguido da Construção Civil, com 4.043 vínculos a menos. Foi nos municípios de Novo Hamburgo e de Canoas onde ocorreu o maior número de desligamentos da região, com a redução de 1.165 e 3.785 vínculos empregatícios, respectivamente.

O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, apresenta a movimentação dos trabalhadores  nos oito setores econômicos, definidos pelo IBGE, por sexo, faixa etária, escolaridade, horas contratuais semanais e salário mensal. Os dados analisados são de 2014, oriundos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, disponibilizado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

O setor de Serviços é responsável por 31% das admissões ocorridas na região em 2014, sendo neste setor que ocorreu a maior parte das admissões de mulheres no ano, 31%. Importante ressaltar que é neste setor que estão concentradas as admissões e desligamentos dos profissionais de saúde e de educação.

Verifica-se na tabela 02 que tanto para homens quanto para mulheres a faixa etária de 18 a 24 anos representa a maior movimentação dentre as faixas etárias. Neste período foram admitidos 495 trabalhadores com mais de 65 anos, e nesta mesma faixa etária foram desligados 907 trabalhadores. Vale ressaltar que o total de desligados indica o fim do vínculo empregatício por motivo de dispensa com justa causa, dispensa sem justa causa, dispensa espontânea, fim de contrato por prazo determinado, término de contrato, aposentadoria, morte ou transferência.

No Brasil, é considerada analfabeta toda pessoa que não sabe ler e escrever um bilhete. Em 2014, foram inseridas 652 pessoas analfabetas no mercado formal de trabalho na região do Vale do Sinos, sendo 65% homens e 35% mulheres. A média salarial na admissão para homens era de 952 reais e para mulheres de 799 reais, uma diferença de 153 reais.

Trabalhadores com Ensino médio completo representam 42% das admissões do ano, e pessoas com Ensino superior completo, 4%.

Na tabela 04, a faixa hora contratual 41 a 44h representa 87% das admissões na região do Vale do Sinos. As jornadas de trabalho com menos de 15h contratuais são em sua maioria de mulheres, tanto nas admissões quanto nos desligamentos, respectivamente 56,48% e 55,22%.

Verifica-se no gráfico 01 que 60% dos trabalhadores admitidos no Vale do Sinos tinham faixa salarial de 1.01 salário mínimo até um salário mínimo e meio. Entre os trabalhadores desligados essa remuneração também é a maior, representando 57% do total de desligados. No mesmo período foram admitidas 138 pessoas com mais de 20 salários mínimos e 239 pessoas nesta faixa salarial.

A tabela 06 apresenta a movimentação no mercado formal de trabalho no Vale do Sinos por setor, sexo e média salarial mensal (R$). Verifica-se que as mulheres possuem a média salarial mensal de admissão e de desligamento maior que a masculina e que a média total na Administração Pública.  A média salarial de admissão no Vale do Sinos em 2014 foi de 1.131 reais e a média salarial dos trabalhadores desligados era de 1.245 reais.

Clique na imagem para acessar o infográfico