Indicadores de desenvolvimento do Vale do Sinos

  • Segunda, 17 de Dezembro de 2012

O ObservaSinos – Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos continuou empenhado no ano de 2012 com o acesso, sistematizaçäo e publicizaçäo de dados da realidade dos municípios e região, com o objetivo de contribuir nos processos de planejamento, monitoramento, avaliação e controle social das políticas públicas. Com esta perspectiva apresenta indicadores simples e compostos sobre a realidade.

Um dos índices, recentemente publicado, é o FIRJAN. O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é composto de dados sobre Emprego e Renda, Educação e Saúde. Este é calculado a partir de dados públicos disponibilizados pelos Ministérios do Trabalho e Emprego, Educação e Saúde. Este indicador pode ser analisado pelas categorias que a compõem – Educação, Saúde e Emprego e Renda – ou pelo índice consolidado. A edição do índice divulgada este ano tem como base os dados de 2010.

O índice é de fácil interpretação, varia de zero a um. O município apresenta maior desenvolvimento quando o valor está mais próximo do um.

A edição do IFDM que tem como referência os dados de 2009 nenhum dos municípios da região do Vale do Rio dos Sinos foi identificado com alto desenvolvimento.

O índice calculado com os dados de 2010 apresenta mudanças. Campo Bom, Canoas, Esteio e São Leopoldo são os municípios da região do Vale do Rio dos Sinos que apresentaram alto desenvolvimento no ano de referência. Entretanto, se analisados os dados pelas categorias que compõem o índice dos três municípios da região tem no item educação desenvolvimento moderado, são eles: Canoas, Esteio e São Leopoldo. Emprego e Renda é a categoria onde Campo Bom possui desenvolvimento moderado.