23% dos trabalhadores, em 2019, estavam na informalidade na Região Metropolitana de Porto Alegre

• Sexta, 7 de Fevereiro de 2020

O estudo realizado pelos alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos apresenta as características do mercado de trabalho, emprego e desemprego, visando apresentar elementos a nível nacional, estadual, regional e da capital do Rio Grande do Sul

Abordam os determinantes do rendimento do trabalho, do tempo de desemprego e de posição na ocupação, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do segundo trimestre do ano de 2019.

Um dos principais resultados é que a renda média total no Brasil é R$ 2.553,00, enquanto na Região Metropolitana de Porto Alegre o valor chegava a R$ 3.304,19. Outro destaque é que 23% dos trabalhadores da Região Metropolitana de Porto Alegre estavam trabalhando por conta própria durante o ano de 2019.

Acesse aqui o estudo completo.