Unisinos São Leopoldo lança projeto “Uni-São Leo cidadã” com campanha para arrecadação de alimentos

• Terça, 21 de Maio de 2019

Você se imagina vivendo com uma renda mensal de R$300,00? É assim que vive a maior parte das 211 famílias moradoras da Ocupação Steigleder, em São Leopoldo. Não bastasse isso, a comunidade está abandonada à própria sorte pelo poder público. O acesso a necessidades básicas como água potável, energia elétrica, assistência social, saúdemoradia e educação, são negados para essas famílias.

A situação que já é crítica na Ocupação Steigleder foi agravada nos últimos tempos. A comunidade fica à beira do Rio dos Sinos em estado de extrema vulnerabilidade social e tem sofrido com as consequências das chuvas e cheias dos meses de abril e maio. É visando a urgente necessidade dessas famílias que surgiu o projeto “Uni-São Leo cidadã – Campanha Comunidade Steigleder Sem Fome”.

A ação, promovida pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, Engenheiros Sem Fronteiras Unisinos – ESF e Apoiadores da Missão Pela Moradia Digna nas Ocupações Urbanas de São Leopoldo, é o pontapé inicial de um conjunto de ações integradas que irão compor o projeto “Uni-São Leo cidadã”. A iniciativa vem de encontro à “Missão Pela Moradia Digna nas Ocupações Urbanas de São Leopoldo” e realizará ações voltadas às necessidades das comunidades acompanhadas pela missão.

Nesta primeira ação, o projeto busca a arrecadação de alimentos e produtos de higiene para a comunidade Steigleder em uma tentativa de suprir os danos causados pelas enchentes, que fizeram com que as famílias perdessem pertences e suprimentos. A campanha inicia no dia 22 de maio e vai até o dia 30 de junho e a coleta será nos postos de atendimento de todas as escolas da Unisinos São Leopoldo, Unisinos Porto Alegre, Centro de Cidadania e Ação Social Unisinos – CCIAS, Engenheiros Sem Fronteiras e também na secretaria do Instituto Humanitas Unisinos.

Os próprios moradores instituíram os itens que são mais necessários na comunidade, sendo eles: feijão, óleo, leite, farinha, arroz, açúcar, material de higiene pessoal e material de limpeza doméstica. A entrega desta partilha será realizada semanalmente pela Unisinos aos líderes da ocupação.