Uma tarde para formar 'construtores'

• Sábado, 3 de Novembro de 2012

Encontrar soluções, entender e enumerar as causas das mudanças ambientais e efeitos causados muitas vezes pelo homem foi o mote da Oficina sobre a construção de indicadores de saúde e ambiente promovida pelo ObservaSinos que aconteceu na última quarta-feira (31) e a teve a presença da Profª Ms. Marla Kuhn.

Pessoas de vários cursos e fases diferentes do ramo acadêmico participaram do evento: Pesquisadores, estudantes, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos. Todos em busca de uma capacitação maior no que dizia respeito ao assunto tratado. O canoense Roberto Pereira, estudante de Direito que já participa pela terceira vez das oficinas do ObservaSinos, enfatizou a relevância do evento para o público em geral, "É preciso essa capacitação para o meu trabalho e nas oficinas do observatório consigo atingir aos poucos este meu objetivo. Acho que encontrar atualmente profissionais qualificados o suficiente, que consigam levar em consideração e pensar as implicações ambientais é um desafio para o mercado.  Por isso o evento é importante".

Já a ministrante da oficina, professora Marla Kuhn, relatou um pouco mais dos objetivos da atividade, "Temos que nos desapegar de certas certezas, mexer com as nossas convicções, por isso dividi o grande grupo em três, para que debatam e troquem ideias juntos. A oficina não foi feita para pesquisadores 'buscadores' mas para que eles sejam mais 'construtores' de suas reflexões acerca desses indicadores e que isso tenha um efeito radial para a comunidade".

Por Wagner Altes