UJR SOCIAL: Desafios e possibilidades para as trilhas em 2016

• Terça, 9 de Fevereiro de 2016

Fonte: Projeto UJR Futsal Social

No dia 02 de fevereiro de 2016 o ObservaSinos esteve presente na Palestra para o Projeto UJR Social, com a presença da prof.ª Marilene Maia professora de Serviço Social e coordenadora do ObservaSinos, assim como por parte da equipe do ObservaSinos a partir de presença de Bruna Cruz Fagundes e Matheus Nienow.

O projeto UJR Social se iniciou no ano de 1978, com onze amigos que participavam do grupo de jovens da cidade de Novo Hamburgo (MOJOR - Movimento jovens do Rincão, GEA- Grupo Esquadra da Amizade UNIJOP - União Jovem da Paz e do APOIO), todos eles eram ligados a Paróquia Sagrada Família do Bairro do Rincão. Tudo começou a partir do convite do José Carkis Keiber, então Presidente da Liga Hamburguesa de Futebol de Salão, pois queriam formar uma equipe para a disputa do tradicional "Torneio de Verão" que acontecia nos meses de janeiro e fevereiro do ano de 1979.

Hoje no projeto, participam alguns alunos dos cursos de Educação Física e Serviço Social, onde eles atuam em 5 bairros do município de Novo Hamburgo (sendo que o município se compõe por 27 bairros). Em cada bairro há duplas de instrutores e supervisores, para atender 500 crianças e adolescentes com faixa etária dos 11 a 15 anos de idade que participam de várias atividades físicas além do próprio futebol. O Projeto visa trabalhar a importância da família, a importância do estar presente de corpo e mente para com seus filhos. Ressalta a necessidade da atenção familiar na infância e na adolescência, com bons exemplos a serem copiados de geração em geração.

A palestrante Prof. Marilene Maia, falou sobre a importância dos instrutores para cada aluno do projeto. O principal objetivo do IHU é apontar novas questões e buscar respostas para os grandes desafios da nossa época, a partir da visão humanismo social cristão, partcipando, ativa e ousadamente, do debate cultural em que se configura a sociedade do futuro. No mesmo momento apresentou nosso site para o grupo, e explicou que nosso programa tem o objetivo de visualizar os indicadores socioeconômicos e promover o debate sobre a realidade e políticas públicas da região do Vale do Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Para iniciar a apresentação, foram apresentados alguns conceitos em relação a termos que permeiam a perspectiva da UJR Social, como: "O que é social?" e como se dá a realidade social. Compreender os processos de vida societária a partir de interrelações entre o social, a economia e a política torna-se preciso para identificar a qual realidade social refere-se, tal como Jessé Souza apresenta em sua obra "A tolice da inteligência brasileira":

"Utilizar o conhecimento como “arma de combate”, para rearmar o cidadão que foi destituído das precondições para entender seu cotidiano e as lutas sociais, nas quais se encontra inserido sem o saber para torná-lo sujeito de seu destino"

Matheus Nienow, acadêmico de Ciências Econômicas, apresentou dados estatísticos elaborados através de sites como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e a partir da plataforma do Atlas Brasil, que contém dados censitários também disponíveis no IBGE.

Os dados mostram que a população de Novo Hamburgo, assim como a do estado e do país está envelhecendo e que a população na faixa etária de 5 a 15 anos está diminuindo em números absolutos e percentualmente. Apresenta-se que a maior parte da população é de mulheres (51,55%) em 2010 e 41% dos domicílios possuem renda domiciliar nominal per capita mensal de até 01 salário mínimo, equivalente a 510 reais em 2010, sendo que 3,91% da população eram considerados pobres e 0,82% extremamente pobres.

Outro dado que foi destacado foi o percentual de responsáveis do domicílio com menos de 19 anos. No município, 1,62% da população com até 14 anos era responsável financeiramente, seja por responsabilidade compartilhada ou responsabilidade única, de seu domicílio. Na população de 15 a 19 anos, 5,56% eram responsáveis por seus domicílios.

Para esmiuçar os territórios a partir da regionalização dos bairros, foram utilizados dados censitários dos 5 bairros nos quais ocorrem a ação social do futsal UJR social: Boa Saúde, Canudos, Roselândia, Santo Afonso e São José. Destaca-se que estes 5 bairros possuem características semelhantes entre si em relação aos outros bairros do município, com índices de qualidade de vida inferiores ao de Novo Hamburgo.

A participação no evento contribuiu ao planejamento e orientação de atividades dos educadores sociais nas localidades em quais atuam no município de Novo Hamburgo, contribuindo para a in-formação das pessoas que estavam presentes no encontro.

Por Bruna Fagundes e Marilene Maia

Para ler mais: