Seminário Diagnóstico Socioterritorial: proteção, desproteção e territorialidade

• Segunda, 4 de Agosto de 2014

A parceria entre o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, e a Diretoria de Vigilância socioassistencial da Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Canoas, que tem como objetivo a sistematização do diagnóstico socioterritorial do município avançou com a realização conjunta do Seminário que ocorreu em 28 de julho no Centro Universitário La Salle.

O Seminário contou com a participação de trabalhadores, gestores e pesquisados das políticas públicas no município, que teve a assessoria da Assistente Social Dirce Koga, professora da Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo e assessora do Ministério de Desenvolvimento Social.

O evento teve como objetivo a apresentação dos indicadores coletados até o momento sobre a realidade de Canoas, como as características demográficas, saúde, educação, lazer, segurança, habitação, serviços de assistência social, economia, bem como as diretrizes para a segunda etapa, que consistirá no trabalho de campo, para Dirce Koga, que vai assessorar o andamento do projeto a partir da coleta e análise dos indicadores selecionados.

Imagem/Reprodução: Prefeitura de Canoas - Winny Padaratz

Na sua apresentação, a professora Dirce explicitou pontos importantes sobre como fazer um diagnóstico e seus objetivos. Segundo ela, o diagnóstico, quando realizado através de um processo participativo, é uma peça que pode ser construída não apenas por aqueles que têm conhecimento formal, mas também por quem tem o conhecimento da vida, ou seja, juntamente com as pessoas que vivem e trabalham no território.

Outro importante ponto contemplado pela professora foi sobre a Vigilância Socioassistencial, que consiste em um dos objetivos da Política Nacional de Assistência Social e também é uma função do Sistema Único de Assistência Social, sendo o diagnóstico fundamental para o fortalecimento da vigilância.

Por esses motivos, ainda nas palavras de Koga, é preciso ter clareza do lugar do diagnóstico, estabelecendo bem as questões de demanda e oferta da Assistência Social, relacionando-as com a questão da proteção, desproteção e territorialidade.

Como continuação do processo de construção, será realizada a seleção dos indicadores coletados para serem inseridos no diagnóstico e nortear a metodologia da pesquisa de campo e da busca ativa para a conclusão do projeto.

Imagem/Reprodução: Prefeitura de Canoas - Winny Padaratz

A construção do diagnóstico socioterritorial é uma parceria entre o ObservaSinos, o curso de Serviço Social da Unisinos, o Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, as secretarias municipais do Desenvolvimento Social, Segurança Pública e Cidadania, Saúde, Habitação, Educação, o Gabinete do Prefeito e o Instituto Canoas XXI.

Apresenta-se o desafio de envolvimento crescente da sociedade civil, através da rede socioassistencial do município, assim como das comunidades na sequência da sistematização do diagnóstico. Neste contexto o diagnóstico pode alcançar seu papel político e educativo de apreensão e análise da realidade pela população, assim como na indicação da afirmação e qualificação de políticas públicas para garantir a proteção social nos diferentes territórios.

O ObservaSinos pretende, a partir desta experiência, contribuir com a construção de uma metodologia de sistematização do diagnóstico, pautado na matriz da (des)proteção nos territórios e municípios, que poderá ser replicado junto aos demais municípios da região do Vale do Sinos.

Por Marilene Maia e Thaís da Rosa Alves

Para ler mais: