Plataformas digitais, informação e produção colaborativa

  • Terça, 16 de Junho de 2015

Com o tema plataformas digitais, informação e produção colaborativa foi promovido o II Seminário da Rede para a Rede. O evento, promovido pela Rede de Observatórios Sociais, que conta com a presença do Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, ocorreu na sede do Observatório da Cidade de Porto Alegre – ObservaPoa no dia 18 de maio de 2015.

Além das presenças das equipes dos Observatórios que compõem a rede, o seminário contou com a presença do professor do curso de Comunicação Digital da Unisinos, Daniel Bittencourt.Primeiramente houve a apresentação dos Observatórios, seus objetivos e organização, com o foco na utilização das ferramentas de tecnologia da informação e comunicação em suas metodologias.

A segunda parte do seminário ocorreu no Centro Administrativo Municipal de Porto Alegre. Nessa etapa foi realizada uma roda de conversas entre os Observatórios para a reflexão de alguns temas envolvendo a temática de plataformas digitais, comunicação e produção colaborativa, assessorados pelo Professor Daniel Bittencourt.

Na ocasião foi proposto um mapeamento do perfil dos Observatórios para delimitar o trabalho dentro da rede. A partir de uma reflexão sobre alguns pontos pertinentes, como a identidade, temas e público-alvo de cada Observatório e suas diferenças, pudemos apontar caminhos de enfrentamento aos desafios postos no cotidiano do trabalho dos Observatórios. Para tanto, foram indicados os seguintes compromissos conjuntos pelos Observatórios: potencializar a publicização da informação, o aproveitamento e qualificação de plataformas públicas, o acesso e sistematização de dados públicos.

O professor Daniel Bittencourt contribuiu para o debate pontualizando alguns elementos e condições para a inserção efetiva da Rede de Observatórios nos canais de comunicação como via de democratizar a informação. Destacou aspectos que envolvem a produção, a história, a ontologia e a construção de contextos dos indicadores e como esses estão sendo utilizados a favor da sociedade e da mudança das realidades.

Finalizando o encontro, foi realizado um exercício de utilização da plataforma colaborativa Corais, que será testada em um primeiro momento pela Rede para a viabilização das ações assumidas conjuntamente: História e identidade dos Observatórios, disponibilização de bases de dados utilizadas, assim como para a organização do V Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos: Dados e Participação, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro de 2015 na Unisinos.

 

Por Daiani Michaelsen, Liz Carniel da Silva, Marilene Maia, Thaís da Rosa Alves e Vanessa Jackisch