Oficina de plantas medicinais movimenta Unisinos e fomenta debate sobre Fitoterápicos no SUS

• Quinta, 11 de Abril de 2019

Dentro das atividades culturais e de formação pensadas para ocorrer em paralelo à Ecofeira Unisinos, a oficina de plantas medicinais, ministrada pela bióloga Denise Schnorr e ofertada pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, realizada na tarde desta quarta-feira (10), reuniu alunos, professores, funcionários e comunidade em geral que estão ampliando seus conhecimentos sobre plantas medicinais.

Fitoterápicos no SUS

Durante o encontro, foram debatidos assuntos de grande relevância para a saúde pública. Entre eles se destacou a retomada da política pública garantidora dos fitoterápicos na rede do Sistema Único de Saúde - SUS, pelo Decreto Nº 5.813, de 22 de junho de 2006, que estabelece diretrizes e linhas prioritárias para a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e o desenvolvimento de ações pelos diversos parceiros em torno de objetivos comuns voltados à garantia do acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos em nosso país.

Na oficina, a bióloga apresentou algumas das formas de usar ervas populares, entre elas as folhas (brotos) de goiabeira, a raiz da Jurubeba, Capim Cidró, Guaco, entre outros.

Os cerca de treze participantes das atividades tiveram suas dúvidas sanadas e foram desmistificadas crendices populares; além disso, foi apresentado a eles o que se tem de mais atual no que tange aos estudos dos fitoterápicos no Brasil.

Próximas oficinas de fitoterápicos

Os interessados em participar das atividades, que são de formação continuada, ainda terão mais duas oportunidades. O Projeto da Ecofeira Unisinos disponibiliza, ao longo do semestre, as seguintes datas: 15/05 e 12/06. Os encontros acontecem na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, sempre das 12h30 às 13h30.

Acesse aqui a programação completa.

A Ecofeira Unisinos e sua concepção

Com o intuito de mostrar e comercializar produtos agroecológicos da região do Vale do Sinos, assim como promover espaços de in-formação sobre a produção e o consumo orgânico de alimentos e a afirmação de um projeto de desenvolvimento local e regional sustentável, surge a Ecofeira Unisinos, que foi projetada pelo conjunto de Programas Sociais da Unisinos. Entre eles estão o Programa de Ação Sócio-Educativa na Comunidade - Pasec, Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários - Tecnosociais, IHU, com o apoio de diversos cursos de graduação da Unisinos, destacando-se o de Gastronomia e de Nutrição.

A atividade também conta com apoio externo da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/RS.

Quarta é dia de Ecofeira Unisinos

A mostra e comercialização dos produtos orgânicos acontece às quartas-feiras, das 10 às 18h, no corredor central da Unisinos São Leopoldo, em frente ao IHU.

Por Marilene Maia e Rodrigo Jankoski