Observatórios, Territórios e Políticas Públicas. Rede de Observatórios Sociais prepara IV Seminário

• Terça, 19 de Agosto de 2014

A Rede de Observatórios Sociais segue organizando o IV Seminário dos Observatórios que tematizará questões relativas aos observatórios e suas relações com os territórios e políticas públicas. No dia 04 de agosto foi realizada uma reunião da Rede na sede do Observatório da cidade de Porto Alegre - ObservaPoa.

A reunião teve o propósito de findar os preparativos do Seminário, que foi assumido como um dos compromissos conjuntos da Rede e será realizado nos dias 29 e 30 de setembro deste ano na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

A conferência de abertura denominada “Observatórios, territórios e políticas públicas no contexto atual” será com a Profa. Dra. Dirce Koga, da Universidade Cruzeiro do Sul, de São Paulo. Koga é autora do livro “Medidas de Cidades - entre territórios de vida e territórios vividos”. O evento contará ainda com a presença da Profa. Dra. Paula Chies Schommer – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, que será responsável pelo lançamento do “Dicionário para a formação de Gestão Social” durante o Seminário.

O IV Seminário é um espaço ideado para a promoção do debate sobre as metodologias de acesso, sistematização e publicização dos indicadores e bases de dados utilizados pelos Observatórios, assim como para avaliação, contribuições e limites dos Observatórios nas suas relações com os agentes implicados na construção e controle social das políticas públicas nos diferentes territórios.

O evento objetiva reunir acadêmicos, pesquisadores, gestores governamentais, da sociedade civil, conselheiros e agentes vinculados a Observatórios e nos processos de fortalecimento da transparência e democratização do Estado e da Sociedade.

Na programação está prevista a apresentação de trabalhos divididos em três eixos temáticos: Observatórios, Territórios e Políticas Públicas.  O prazo de envio de trabalhos é 25 de agosto, as orientações estão na página do evento no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Compõem a Rede de Observatórios Sociais:

Por Liz Carniel da Silva e Átila Alexius