ObservaSinos. Reunião com Estudantes de Nutrição – UNISINOS POA

  • Sexta, 1 de Agosto de 2014

Um dos projetos do ObservaSinos no ano de 2014 é o desenvolvimento de jogos digitais, com o objetivo de sensibilizar diferentes grupos sociais para a aproximação analítica com as realidades. O primeiro jogo em desenvolvimento diz respeito ao alimento e nutrição. Esta temática foi inspirada no XV Simpósio Alimento e Nutrição, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU. A partir do Simpósio foram identificados conteúdos para o desenvolvimento do jogo, que está em fase de finalização. Para tanto, ele foi sendo testado por diferentes grupos de especialistas, entre os quais destacamos as contribuições da Profa. Dra. Signorá Peres Konrad e da Profa. Ms. Vanessa Backes. Esta última convidou o Observatório para participar da apresentação do jogo à turma de estudantes de Nutrição da Unisinos Porto Alegre. A apresentação foi feita no dia 25 de junho e contou com as presenças da Coordenadora do Projeto e Profa. Dra. Marilene Maia; do Supervisor de Jogos Digitais Prof. Ms. João Ricardo Bittencourt; e do desenvolvedor e estudante de Jogos Digitais Thomas Bellaver.

Primeiramente a Profa. Marilene Maia apresentou o ObservaSinos, destacando seus objetivos e suas ações no Vale do Sinos. Após, o Prof. João Ricardo Bittencourt apresentou aos alunos o que são jogos digitais, uma introdução de como são desenvolvidos, os métodos e os pilares do processo, bem como os objetivos que se pretende alcançar utilizando jogos para o aprendizado e a educação das pessoas.

O acadêmico Thomas Bellaver apresentou o jogo Cida & Adão, que está sendo desenvolvido pelo ObservaSinos, o qual aborda os temas da alimentação e da nutrição e é destinado ao público pré-adolescente. Durante a apresentação foram debatidos assuntos técnicos importantes que estão presentes no jogo e foi aberta uma sessão para colaboração, com ideias e sugestões para o melhoramento do jogo e abordagem ao público-alvo.

Como resultado, foram obtidas importantes sugestões para tornar o jogo mais atrativo aos alunos pré-adolescentes, desde os alimentos presentes no jogo até a possibilidade de alteração dos inimigos. Também, através de uma via de mão dupla, foi importante para os alunos entenderem como é desenvolvido um jogo digital e sua importância nos dias de hoje a fim de melhorar os métodos e abordagens de ensino e aprendizado.

Importante referir o depoimento de uma aluna, que disse ter participado do XV Simpósio Alimento e Nutrição e valorizou a contribuição do Instituto Humanitas para a Universidade. Disse que o IHU precisa ser mais conhecido pelos alunos e, em especial, pelos acadêmicos de Porto Alegre.

Por Marilene Maia e Thomas Milton Bellaver

Para ler mais: