ObservaSinos promove oficina em parceria com IBGE

• Segunda, 23 de Março de 2015

Teoricamente os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística seriam facilmente encontrados na Internet, porém o caminho usado para encontrá-los nem sempre é o mais eficiente. Com o intuito de instrumentalizar esse acesso, a Unisinos e o Programa ObservaSinos, em parceria com o IBGE, promovem o conhecimento do que é realizado pelo Instituto em Oficina que será dividida em dois módulos, uma a realizar-se no dia 24 de março e a outra no dia 14 de abril, ambas às 14h.

As apresentações serão desencadeadas pelo professor Ademir Barbosa Koucher, que irá expor as bases de dados públicas online e as metodologias usadas nas análises. Sua proposta é exibir dados georreferenciados para os municípios da região do Vale do Rio dos Sinos, divididos por bairro; dados que podem subsidiar o planejamento de políticas públicas locais, tendo como ponto de partida o sítio do IBGE. Durante a primeira oficina o professor irá trabalhar com a bibliografia e com o conteúdo existente no sítio, introduzindo as ferramentas. Na segunda, que será em um laboratório de informática (sala B09 008), Koucher irá instrumentalizar o acesso, esclarecendo o uso de tabuleiros online e os demais sítios de busca.

Nahiene Alves

Inscreva-se! Oficina – Realidades e Base de Dados do IBGE, 24-03-2015. Oficina - Exercício e Acesso a Base de Dados do IBGE, 14-04-2015.