ObservaSinos promove oficina de base de dados do IBGE

• Quarta, 28 de Agosto de 2019

Na última terça-feira, 27 de agosto, ocorreu no campus Unisinos São Leopoldo a “Oficina Sidra: Introdução à recuperação de dados estatísticos”. O evento foi realizado pelo Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU foi apresentada por Krishna Chiminazzo Predebon. O evento faz parte da agenda do ObservaSinos para o segundo semestre de 2019 e visa apresentar a ferramenta sidra e suas aplicações.

Durante a atividade, Krishna apresentou à turma o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que em 2019 completa 83 anos em atividade no país. O instituto nasceu em 1936 a partir da necessidade brasileira de ter informações contabilizadas e organizadas sobre suas realidades. Assim, o IBGE dissemina informações do país a partir de pesquisas realizadas com coleta de dados. Essa disseminação é feita através de muitas formas, como tabelas completas, publicações impressas, publicações digitais, redes sociais, Revista Retratos, agência de notícias, Sidra, etc.

Conhecendo o Sidra

O Sidra é uma ferramenta digital disponível no site do IBGE que armazena os dados agregados que estão organizados em forma de tabela. Assim, acessando o Sidra, é possível verificar as pesquisas realizadas pelo instituto. Krishna apresentou aos alunos o Sidra, explicando o que compõe a ferramenta e durante a tarde aplicou atividades práticas para o reconhecimento de dados através do Sidra.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Krishna apresentou, ao final da oficina, uma ferramenta disponível no site do IBGE que monitora a produção de dados e de indicadores através dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). A plataforma permite o acesso individual de cada objetivo, bem como suas respectivas informações.

Em sua última atualização, monitora-se 244 indicadores através de cinco filtros: completamente produzido; em análise/execução; sem dados; sem metodologia global e; indicadores que não se aplicam ao Brasil.

Segundo a plataforma ODS, este compromisso foi adotado “ em setembro de 2015 por 193 Estados Membros da ONU (UN General Assembly Resolution 70/1), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável resultou de um processo global participativo de mais de dois anos, coordenado pela ONU, no qual governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa contribuíram através da Plataforma ‘My World’. O acompanhamento e avaliação da Agenda 2030 são fundamentais para a sua implementação e deverão ser feitos sistematicamente nos níveis global, regional e nacional. O Fórum Político de Alto Nível sobre o desenvolvimento sustentável (HLPF, na sigla em inglês) é a instância responsável pela supervisão deste acompanhamento em nível global. Ele está sob os auspícios da Assembleia Geral e do ECOSOC, o Conselho Econômico e Social da ONU. ”