ObservaSinos presente na Reunião do Núcleo Estadual ODM

• Domingo, 7 de Setembro de 2014

O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, se fez presente em duas reuniões do Núcleo Estadual dos ODMs. A primeira delas foi com a coordenação do Núcleo, dia 04 de agosto. A partir da apresentação mútua entre ObservaSinos e Núcleo foi vislumbrada a importância de que o Observatório tivesse sua apresentação na reunião de todo o Núcleo. Foi valorizada sua experiência e realizado o convite para a inserção do ObservaSinos no Núcleo. Seguiu-se a este primeiro encontro a presença do Observatório no dia 19 de agosto, na Reunião Plenária do Núcleo Estadual ODM que aconteceu em Porto Alegre, no Banco Regional do Desenvolvimento – BRDE. O encontro contou também com a presença de representantes da Prefeitura de Esteio, Unimed-RS, ISCA, FAMURS, CIEE, IBGE, GRANPAL e SEPLAG.

Átila Alexius apresenta o ObservaSinos - IHU

Na reunião, os integrantes do ObservaSinos apresentaram os objetivos e as ações que vêm sendo realizadas pelo Observatório, como as publicações de análises semanais que apresentam dados públicos sobre a realidade do Vale do Sinos, as oficinas com diversos temas que são abertas à comunidade e o jogo Cida e Adão, utilizado como uma forma dinâmica, interativa e divertida de tornar mais acessível à população informações e indicadores da região bem como a participação na estruturação do Diagnóstico Socioterritorial do Município de Canoas.

No diálogo, o Núcleo Estadual ODM fez a exposição do seu objetivo, que é disseminar, divulgar e mobilizar a sociedade e o poder público em torno dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que no Brasil são chamados de Oito Jeitos de Mudar o Mundo e foram estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas - ONU, ao analisar os maiores problemas mundiais. Os ODMs devem ser atingidos por todos os países até 2015, quando passam a ser substituídos pelos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que foram estabelecidos a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Os ODMs já foram alvo das análises realizadas pelo ObservaSinos publicadas no sítio do Instituto. Leia mais:

Por  Liz Carniel da Silva e Luiza Tondim Port