ObservaSinos participa do Encontro da REDIPASC

• Quinta, 4 de Dezembro de 2014

O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, esteve presente no encontro da Rede Divina Providência de Ação Social e Cidadania - REDIPASC de avaliação e planejamento de ações das ações socioassitenciais da entidade voltadas para crianças e adolescentes. O encontro foi realizado no dia 27 de novembro em Canoas.

A reunião teve como uma de suas pautas o tema da proteção e desproteção social das crianças e adolescentes nos municípios de Alvorada, Canoas e Viamão. O ObservaSinos - IHU apresentou indicadores que subsidiam o debate sobre a proteção e desproteção social nos municípios com vistas à reflexão do papel da rede e dos profissionais que atuam naqueles territórios.

Entre os dados apresentados pela equipe do Observatório, representada por Átila Alexius, Thaís da Rosa Alves e Matheus Nienow, está a realidade das crianças e adolescentes que são responsáveis pelo domicílio. Este dado revela a existência de trabalho infantil e, ao mesmo tempo, a desproteção destas crianças e adolescentes, assim como do seu grupo familiar. Lembra-se que as crianças e os adolescentes devem ter garantido o seu direito de absoluta prioridade de proteção integral, garantindo com isso seu desenvolvimento pleno.

Os indicadores da realidade dos beneficiários dos programas de transferência de renda, como Bolsa Família também foram socializados e dispararam o debate sobre a realidade vivida nos municípios.

Além dos dados apresentados pelo ObservaSinos, foram socializadas bases de dados e ferramentas públicas, que podem instrumentalizar a informação e formação dos trabalhadores da Rede e da população usuária. Instrumentalização para a qualificação dos trabalhos de proteção social básica e de proteção social especial, que se constituem em dimensões a serem asseguradas à população pela Política de Assistência Social assumida pela rede socioassistencial governamental e da sociedade civil.

A REDIPASC realiza projetos de proteção básica, mediante serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, que atendem demandas de ações sociais nas periferias urbanas. Os municípios atendidos pelos projetos são Alvorada (bairro Umbu), Canoas (bairros Guajuviras e Rio Branco) e Viamão (bairro Vila Santa Isabel). A Rede oferece oficinas de inclusão social (musicalização, inclusão digital, capoeira, recreação) no contra turno escolar para crianças de 6 a 14 anos. Além disso, a entidade atua também na Proteção Social Especial através do acolhimento institucional de crianças e adolescentes afastadas de suas famílias em função de diversos fatores de vulneração que comprometem o cuidado e proteção no ambiente familiar. Ao todo a rede atende cerca de 190 crianças.

Sobre a contribuição do ObservaSinos nesta atividade da Rede Divina Providência, a coordenadora Cleusa Andreatta destaca que os dados e indicadores apresentados constituem-se em referência importante para avaliação do significado, da validade e da relevância das ações desenvolvidas pela entidade nos territórios acima referidos. Este destaque foi confirmado pela avaliação de todos/as participantes da reunião, os quais, de modo geral, destacaram a importância de compreender sua atuação enquanto educadores/as sociais e/ou cuidadores/as de crianças e adolescentes em relação com a realidade vislumbrada através dos indicadores apresentados.

Por Thaís da Rosa Alves e Marilene Maia