ObservaSinos no Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social

• Quinta, 27 de Setembro de 2012

ObservaSinos e o Monitoramento das Políticas Públicas no Vale do Rio dos Sinos é título do trabalho apresentado pelo Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos/IHU Unisinos no I Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.

Trata-se de um evento promovido pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, nos dias 19 a 21 de setembro, com o tema, Serviço Social e Acumulação Capitalista. O ObservaSinos foi representado por Aoestelino de Jesus Portela e Marilene Maia.

Foram apresentados 105 trabalhos de pesquisa e realizadas duas conferências que abordaram a temática central do evento. Pode-se destacar a contribuição da professora Sara Granemann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela contextualizou os desafios postos pela força do capital na realidade atual e a importância de os pesquisadores ressinificarem o seu papel político na investigação e na intervenção profissional. Apontou a necessidade de serem assumidas lutas comuns pela sociedade brasileira para garantir o avanço da democracia e da construção de outras lógicas civilizatórias. Entre estas lutas está o controle aos fundos públicos, que têm sido também usurpados como mercadoria. .

A conferencista fez lembrança das contribuições de Carlos Nelson Coutinho, filósofo, cientista político e professor da UFRJ pelas suas contribuições a esta análise da realidade. No dia seguinte ele veio a óbito por motivo de câncer. Esta perda foi lamentada por muitos pesquisadores e professores que estavam no Seminário assim como por muitos segmentos da sociedade brasileira. Fez-se um minuto de silêncio, além da leitura das manifestações de pesar pela sua morte. . Foi positiva a avaliação geral encontro, seja pela temática, seja pelas conferências, trabalhos apresentados e metodologia.

O evento oportunizou a atualização do sentido do trabalho social na contemporaneidade. Aoestelino avaliou nos seguintes termos: “Esses encontros são momentos importantes para o Observatório expor seus objetivos, ações e metodologia de trabalho, além de disseminar novas formas de problematizar a realidade e envolver a população que dela faz parte”. .

Por Aoestelino e Marilene